Ferramentas gratuitas para gerenciar marcas nas redes sociais

Fazer a gestão de marcas nas redes sociais pode ser algo bem trabalhoso, pois exige conversa contínua com o público interessado, atualização de perfis, acompanhamento, etc. Felizmente, existe um grande número de ferramentas que podem facilitar bastante essa tarefa.

Esta é uma seleção de ferramentas, que atendem duas características: São gratuitas e Oferecem algum diferencial em relação a outras da mesma categoria. 

Para gerenciar a atualização de Perfis 

1. Twitter Feed: Publica automaticamente mensagens no Facebook e Twitter através de blogs ou sites que permitam feeds. Especialmente interessante para atualizações relacionadas a sites corporativos.
2. Ping.fm: Atualize simultaneamente até 33 serviços de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, Tumblr, FriendFeed, Jaiku, Posterous, Blogger e Flickr. Para não enlouquecer gerenciando múltiplos perfis.
3. Socialoomph: Serviço de planejamento de publicações, não apenas em mensagens do Twitter, mas também perfis e páginas do Facebook. No Twitter, permite o envio automático de mensagens diretas de agradecimento ou boas-vindas a cada vez que tem um novo seguidor, geração de alertas com base em palavras-chave e rastrear automaticamente cada novo seguidor, entre outras opções.

Para personalizar o design de sua página do Facebook 

4. Pagemodo: Adicione imagens ou vídeos, altere a fonte e a cor sem conhecimento específico de web design, apenas usando modelos. Útil para personalizar fanpage corporativa.
5. Tabsite: Crie um guia de boas-vindas (na versão gratuita) “Bem-vindo” ou “TabSite” e personalizá-lo com imagens, textos, links, etc, sem programação .

Para abrir uma loja em sua página do Facebook 

6. Payvment E-commerce Storefront: Aplicativo com uma variedade de opções para montar uma loja on-line na página do Facebook, incluindo uma área de administração para gerenciar produtos e vendas. O pagamento é feito via PayPal e Payvment não cobra comissões de vendas.Para integrar o comércio eletrônico social.

Para analisar os fãs de sua página no Facebook 

7. Facebook insights: Permite conhecer o grupo demográfico de seus fãs, além de outras importante informações relacionadas ao seu site: região (endereço IP do seu navegador), idade, idioma usado, a atividade na página, evolução do número de registrados e desinscritos, e muito mais.
8. Fangager: Para identificar os fãs mais ativos e planejar ações específicas para eles.

Para gerenciar sua conta no Twitter 

9. Tweet Beep: Pesquisa por palavras-chaves no Twitter, além de horários de interação. É legal para descobrir o que é dito sobre sua empresa, produtos, etc, e responder. Ele também permite identificar quem está twittando conteúdo do seu site ou blog, mesmo se eles usam um URL encurtado.
10. Twitrratr: Para descobrir o que as pessoas estão dizendo no Twitter sobre uma pessoa, produto, serviço ou empresa, diferenciando entre comentários positivos e negativos.
11 . Twitter Search: Para descobrir o que é dito no Twitter, com a capacidade de selecionar um local específico ou dentro de uma determinada região. Muito útil para empresas de âmbito local
12. TweetStats: Fornece estatísticas para seus tweets no Twitter: tweets por hora, por mês, as respostas.
13. RetwwetRank: Exibe a quantidade de re-tweets de você e seus seguidores.
14. Bit.ly: Para encurtar endereços da web. Ele também fornece estatísticas sobre pessoas que clicaram em cada link encurtado.
15. Twtpoll: Para criar enquetes e recolher feedback dos seus clientes.
16. Twit.pic: Para compartilhar fotos ou vídeos do Twitter via mobile ou para e-mail.
17. Hashtags: Para acompanhar hashtags no Twitter. Com tendências diárias, os usuários mais ativos, etc.
18. Xefer: mostra o impacto dos nossos tweets, retweets e respostas por dia da semana e hora do dia.

Para gerenciar seus seguidores no Twitter 

19. TweetMetrics Mostra sua rede de contatos, e de seus contatos, que está on-line naquele momento, que mais tweeta e conversa mais.
20. Friendorfollow: Permite que você saiba quem está te seguindo e que deixaram de te seguir.
21. Twunfollow: Avisa quando uma fã o abandonou.
22. Twitter counter: Entre outras funções, fornece uma evolução em termos de número de seguidores e previsões.

Para calcular a sua influência no Twitter 

23. Twitter Grader: Mostra sua posição no ranking na rede e permite encontrar potenciais novos contatos.
24. Klout: Atualmente é a principal ferramenta para medir e analisar influência das redes sociais, também permite integração com Facebook

Para gerenciar um evento no Twitter 

25. Twtvite: Envia à todos os seguidores um microsite com uma descrição do evento, hashtag a ser utilizada e outros detalhes.
26. TwitterFall: Para acompanhar todos os comentários e como eles são gerados. A partir da hashtag, permite definir a velocidade com que queremos tweetar, determinar a sua localização geográfica, e muito mais.
27. TweetReach: Você sabe quantas pessoas foram atingidas com os 50 últimos tweets relacionados ao evento e quem tweetou.
28. What the hashtag: Permite descobrir, entre outras coisas, o número total de tweets emitidos, os tweets em média por dia, quantas pessoas estão envolvidas, e quem são os participantes mais ativos.
29. Visible Tweets: Anima os tweets relacionados a um determinado tema, usuário, etc. Pode ser utilizado para apresentações.

Para monitorar o que e quando está sendo falado sobre sua marca

30. Social Mention: Ajuda a medir cobertura visibilidade da marca: baseado nas publicações em blogs, microblogs, bookmarks, comentários, Google News, etc, mostra quando foi a última vez que você foi mencionado, se a avaliação é positiva ou negativa, palavras-chave associadas ou as pessoas mais ativas no conversas. Os resultados podem ser filtrados por data e tipo de fonte (blog, Twitter, Friendfeed, etc), e transferidos para uma planilha
31. Addict-o- matic: Pesquisa termos simultaneamente no Twitter Search, Friend Feed, Bing, Blog Search, Tweet Meme, Youtube, Flickr, Wikio, Ask.com, WordPress…
32. Google Alerts: Alertas do Google, um clássico.
33. Google Blog Search: Ferramenta do Google que ajuda a encontrar tudo o que estão dizendo nos blogs.
34. BoardReader: Para encontrar discussões em fóruns.
35. Whostalking: Pesquisa todas redes sociais o que estão dizendo sobre sua marca ou produto .
36. Trendsmap: Exibe em tempo real o que mais se destaca no Twitter usando uma API do Google Maps. Com esta ferramenta é possível identificar tendências em diferentes partes do mundo.

* Todas as ferramentas foram testadas antes dessa postagem.
** Este conteúdo foi originalmente foi postado por  em Espanhol, traduzi, atualizei e adaptei para a realidade no Brasil. A @raquelcappra que encontrou essa referência ;)

8 thoughts on “Ferramentas gratuitas para gerenciar marcas nas redes sociais

  1. O Hootsuite é uma outra opção para gerenciamento de múltiplas contas de mídias sociais. O que adoro nele é ter o URL TOOL Builder do Google integrado na versão paga :-)

    Para análise de influência, você citou o Grader e o Klout, e tem o Peerindex também :-)

  2. Ótimas ferramentas!

    Eu recomendo a ferramenta Postcron (http://www.postcron.com/pt/ ), que assim como o Hootsuite, é uma opção para gerenciamento de múltiplas contas de mídias sociais. O diferencial desta ferramenta é a praticidade, já que ela permite ao usuário fazer upload de vários posts ao mesmo tempo através de uma planilha Excel, além de poder fazer upload de várias imagens desde uma conta do Instagram ou Facebook, por exemplo. São várias funcionalidades práticas e muito úteis!

    =)

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