Morte do Tradicional Funil do Marketing?

Tenho visto alguns questionamentos e discussões com relação ao fim do Tradicional Funil do Marketing. Este com certeza é um assunto muito interessante e polêmico. Aprendemos, desenvolvemos e aplicamos um modelo durante muitos anos, com resultados muito bons, preocupa uma simples modifição de conceito por uma resistência do mercado, por outro lado a necessidade de evolução é iminente.

Recentemente Forrester publicou um relatório afirmando que a complexidade nos processos, mudança nas formas de relações humanas, e as novas tecnologias, estão eliminando o tradicional funil com processo contínuo. O funil ganhou curvas, e o que era para ser um afunilamento, tornou-se um sistema altamente complexo. Na figura abaixo está representado esta mudança:

Complexidade do Funil de Marketing
Complexidade do Funil de Marketing

Olhando a imagem 1-2 podemos perceber quatro elementos que anteriormente não eram considerados: Recomendações, Alta disponibilidade de conteúdo, Alternativas competitivas e Elevado senso crítico. Obviamente que estes são apenas alguns dos fatores, visto que poderíamos ainda falar de redes sociais, microblogs, alta velocidade da informação, a interatividade, entre outros. Assim percebemos que toda esta evolução não vai parar por aí, pelo contrário, estamos exatamente no meio de uma grande mudança social, que irá impactar em todo o comportamento das relações.

Este labirinto apresentado acima apresenta a nossa mais nova realidade, não estamos falando de tendências, estamos falando do nosso atual momento. Hoje, antes de você sair para comprar uma geladeira, você informa isto no twitter para ver se alguém conectado lhe faz alguma indicação. Então, você deixa de sair, compra pela internet, recebe em casa e paga via banco on-line. E o ciclo de ver a propaganda, falar com o vendedor, negociar o preço e pagar no carnê (que lhe obrigava a retornar na loja para ver novas mercadorias)? Onde está o processo controlado do Marketing?

Continuarei este assunto em um Post específico sobre Marketing Spiral.

by Cappra

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s