Instituições vs Colaboração

Tenho dedicado bastante tempo ao estudo de viabilidade de um modelo de negócio colaborativo. Obviamente, por ser um modelo aberto, muitas vezes encontro dificuldades de visualizar isto por medo de perder o poder. Esta afirmação é algo importante, porque apartir desta conscientização, estou pronto para mudar esta mentalidade.

O estudo que venho fazendo exige pesquisa de conteúdos relacioandos ao assunto por toda a parte, além obviamente da troca de experiências e conversas com pessoas que de alguma forma possam contribuir com o projeto. Ontem em contato com Clay Shirky (autor de Here Comes Everybody, consultor e professor da Universidade de Nova York) tive uma verdadeira aula sobre “Estruturas de Cooperação”.

Estamos no meio de um furacão, onde as informações estão sendo sugadas por uma determinada força e estão espalhando-se em um ambiente muito mais amplo. Mas está tudo espalhado, com conteúdo parando em locais que muitas vezes não é o adequado, e levando pessoas a “perderem” muito tempo consultando dados que muitas vezes não possuem nenhum tipo de aplicação para sua realidade. A quantidade de informações e pessoas colaborando que possuímos atualmente na internet, permite que possamos chegar em qualquer pessoa ou conteúdo a qualquer momento. E como possuímos o acesso ao conteúdo, a capacidade de organizar e sintetizar tudo isto será o grande diferencial.

Estou postando aqui a palestra de Shirky no TED falando exatamente sobre o título deste blog, é fantástica:

Eu continuo minhas pesquisas e estudos sobre o assunto, para em breve, apresentar a todos este projeto inovador. O que já posso adiantar é que sim, vou para o modelo de Colaboração!

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s