Inovação tecnológica para PME: mitos e verdades!

on

Hoje li no twitter a notícia do lançamento de um Portal com ferramentas gratuitas para que (PME) Pequenas e Médias Empresas administrem melhor seus negócios, é uma iniciativa da Microsoft, obviamente com fins comerciais, mas independente deste fato, o portal é excelente! O link é http://www.gratisemelhor.com.br/

Refletindo um pouco sobre esta ferramenta, e pensando em centenas de outras também free disponíveis na web, é notório que as empresas que melhor utilizam estes recursos são médias-grandes. Avaliando esta situação, não é difícil perceber os motivos disto. Oque ocorre é que estas ferramentas precisam ser entendidas, implementadas e incorporadas no processo da empresa, agora vamos pensar em uma pequena empresa nacional e levantar três questões:

1)      Que percentual destas empresas possui a disponibilidade de um pessoas para identificar estas ferramentas, entendê-las e visualizar a aplicação disto no negócio?

2)      Quantas empresas possuem um recurso que possa implementar esta ferramenta ou, quando acredita, investir em uma empresa de mercado para executar este trabalho?

3)      Estas empresas, de forma geral, possuem processos organizacionais estruturados para implementação de uma ferramenta de forma contínua e efetiva?

Sim, a reflexão levará a uma conclusão óbvia: As PME, em sua maioria, não têm como fazer uso das excelentes ferramentas free que estão disponíveis!

A estratégia da Microsoft está correta, ela fez isto com toda linha Windows e Office, e veja hoje o quanto representam nas corporações (independente do tamanho). Você certamente deve lembrar da quantidade de empresas de treinamento que surgiram para atender as demandas de empresas que precisavam de pessoas que soubessem utilizar o Word e/ou Excel. Muitos empreendedores cresceram muito em cima destas oportunidades e tornaram-se grandes empresários de mercado. Souberam aproveitar uma oportunidade de mercado.

Hoje temos a mesma necessidade, mas é difícil encontrar prestadores de serviços para apoiar as empresas. Quantas empresas você conhece que ensinam como utilizar ferramentas como Skype, Gmail, Twitter,…? Estas ferramentas, que utilizei como exemplo, podem reduzir custos operacionais de forma real e imediata, mas a utilização esporádica não é o suficiente, é necessário que isto seja incorporado aos processo da empresa, e que ganhem espaço como um Word ou Excel dentro da empresa, para que seja utilizado como recurso, e não como “distração”.

“Cabeças Empreendedoras” que estão lendo este post, pensem no que estou escrevendo, enumerem o número de oportunidades que existem. Ajudem as empresas a “obter” Inovação com a utilização de ferramentas tecnológicas. Do outro lado, “Pequenos Empresários” que precisam inovar e tocar seus negócios de “forma diferente”, porque somente através da diferenciação (seja em forma de redução de custos, melhoria de processos ou alavancagem de negócios) conseguirão atingir seus objetivos de crescimento em um mercado tão acirrado.

Vou listar aqui uma pequena amostra de ferramentas que podem ajudar a empresa e estão disponíveis na web de forma gratuita:

  • www.google.com.br (calendários, agendas, marketing de busca, e-mail, documentos em nuvem, ligações e mensagens isntantâneas via web,…)
  • www.skype.com (ligações via web, vídeos conferências, apresentações para clientes,…)
  • www.gratisemelhor.com.br (mensagens instantâneas, calendários, e-mail, disco virtual, grupos de conteúdo,…)
  • www.broffice.org.br (editores de textos, planilhas, apresentações,…)
  • www.twitter.com (comunicação)

1 comentário Adicione o seu

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s