“Vida” de Consultor

Se você, assim como eu, é um “Consultor” – ou realiza várias atividades simultâneas como: Palestrante, Empresário, Executivo com necessidade de muitas viagens – ou seja, optou por uma vida totalmente “desequilibrada” e sem absolutamente nenhuma regra, acho que deve passar as mesmas dificuldades que passo. Me refiro a dificuldades de todos os tipos: organização, localização, tempo, e assim por diante; tudo fruto da necessidade de hoje em dia ser multimídia, multitarefa e onipresente. Com o objetivo de “tentar” ajudar um pouquinho, estou publicando aqui mais ou menos como vivo.

Necessidades básicas:
– Notebook (preferencialmente com potências pra conseguir colocar e rodar tudo que você precisar, ele também precisa ser rápido para carregar, já que muitas vezes não temos tempo para ficar esperando carregar uma informação)
– Placa 3G (tenho Vivo, é a única com plano ilimitado, mas depois de um determinado volume de tráfego cai a velocidade =/
– 2 celulares (um blackberry para uso totalmente burocrático – emails,rádio,tarefas,… e um iphone para uso mais prático – navegação web,visualização de imagens,aplicativos divertidos e úteis,…)
– 1 pasta/mochila leve, fácil de carregar e com bastante compartimentos (levar carregador dos 2 celulares, carregador do note, ipod,fones,bloco de notas,livro,…)

Tenho sempre 1 livro para momentos de espera, que como sabemos, acontece a todo momento (espera de vôo, deslocamentos – quando não dirigindo óbvio, espera de horário de reunião, momentos de lazer e necessidade de “desligar”,…). Alguns recomendam literaturas diferentes do que você trabalha ou lê normalmente, eu como gosto sempre de leitura de negócios, posso até variar a disciplina (pelo fato de ser multidisciplinar) mas mantenho a literatura dentro da mesma linha. Neste momento estou lendo “Faça como Steve Jobs”, sobre apresentações para públicos.

Na mala (sempre de 1 semana):
– 2 paletós, 2 calças jeans, 1 calça social, 1 par de sapatos (uma semana marrom, na outra preto), 6 camisas sociais, 3 camisas pólos, 3 camisetas, Cuecas e meias contados com os dias,  2 bermudas, 1 tênis para esportes e passeios, 1 livro adicional (sempre diferente do que está na mão, no meu caso estou com o “Personal Branding”).

Aplicações e Ferramentas no notebook/mobile:
– Uso o Google Agenda sincronizada (notebook,web e celular)
– Emails com caixa pop locais (no celular e no notebook, mas sempre com o backup indo direto pro gmail)
– Google Agenda de contatos sincronizada (notebook, web e celular)
– Evernote como bloco de notas sincronizado (notebook,web e celular)
– TwitterDeck para atualizações rápidas de conteúdo para minhas redes sociais (notebook e celular). Uma observação neste caso, possuo minhas ferramentas de mídias sociais todas integradas para atualizações simultâneas, evitando retrabalho, mas isto será um outro post).
– Google docs e Disco virtual (arquivamento de docs e trabalhos da semana)
– Uso 2 ferramentas que me ajudam bastante com relação a localização:
– Google maps para me achar nos locais onde ando (no celular e na web)
– Foursquare para localizar restaurantes, bares, hotéis,…

* Um comentário importante sobre arquivos, fotos, vídeos e músicas (corporativos ou pessoais): Tenha no notebook/mobile somente oque você está trabalhando naquela semana, quando encerrado, elimine o arquivo das pastas locais e deixe em seu hd de backup. É muito fácil perder um celular, ter um notebook roubado, ou qualquer coisa do gênero para perder todas informações que você possui. Por isto, todas minhas informações são sempre sincronizadas com um serviço web.

Em resumo é isto. Escrevi este Post em homenagem aqueles que vivem uma semana de cada vez em suas vidas e que muitas vezes me perguntam como que eu faço pra viver deste jeito, como me organizo. Isto é um pouquinho, obviamente que para o post não ficar muito extenso, não descrevi fatos relacionados a minha vida pessoal (relação com familiares e amigos) e nem sobre minhas relações sociais (trabalho, amizade,…). Sobre o último item, com objetivo de organização de sua “presença digital”, vou dar algumas dicas em breve em um novo post.

Para entender um pouquinho mais sobre esta “rotina”, também é muito legal assistir o filme “Nas Nuvens” com o George Clooney, é um retrato muito claro de nossa realidade.

Espero ter ajudado e atendido as expectativas dos amigos que pediram para eu fazer este Post ;D

Cappra

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s