Redes Sociais ou Mídias Sociais?

on

Gente de todas as idades e atividades (Crianças, Estudantes, Profissionais, Idosos,…) estão discutindo sobre as possibilidades que a tecnologia tem proporcionado para conectar pessoas, independente de que parte do mundo estejam. E cada vez que se escuta isto no Brasil, surge uma grande confusão com relação aos termos utilizados e oque cada um significa. É natural na adaptação de algumas nomenclaturas, modificações ou variações de conceitos, mas precisa ser algo que não tenha impacto no real significado do termo.

Os termos Rede Social e Mídia Social estão sofrendo uma preocupante modificação do seu real significado, que começa a repercutir na comunicação entre pessoas, de regiões diferentes, com este interesse em comum. Quando chega-se aos EUA, país de origem dos termos, as nomenclaturas adotadas para os termos podem divergir se não bem compreendidas.

Redes Sociais (social network) refere-se as conexões entre pessoas, independente dos meios utilizados. Conceitualmente, redes sociais sempre existiram. Desde o primeiro momento, de grupos de convívio, que possuíam algum tipo de relacionamento entre eles, naturalmente faziam parte de uma rede social. Obviamente que o termo rede, por influência da tecnologia, tende a confundir, e nos levar a pensar que a rede deve ter algum tipo significado ligado a tecnologia, mas não. Rede sociais têm seu embasamento na área de Sociologia, ou seja, pessoas interligadas por relações dos mais diversos tipos.

Social Network by David Armano

Mídias Sociais (social media) sim é um termo relativamente “novo”, apesar de anteceder a internet. Toda produção de conteúdos de forma descentralizada, ou seja de muitos para muitos, pode ser considerada mídia social. Com a expansão de conceito, e entendimento que toda a pessoa pode ser uma mídia, este assunto ganhou rapidamente “status” em nossos vocabulários. Ferramentas de Mídias Sociais, são aplicações para internet que permitem que os usuários conectados troquem informações entre eles, sem o controle por parte de um terceiro.

Simplificando, as ferramentas de mídias sociais permitem que pessoas conectem suas redes sociais e troquem informação e conteúdo.

Acredito que um dos grandes benefícios das ferramentas de mídias sociais seja a possibilidade de administração e controle de suas redes sociais, de forma organizada e estruturada, permitindo que você não perca relação, informações importantes ou atualizações que estão ocorrendo na vida daquelas pessoas.

Achei interessante compartilhar está explicação pelo fato de perceber muita gente utilizando termos com definições claras, e criando novos conceitos baseado nos mesmos termos. No momento que vemos um americano e um brasileiro (por exemplo) conversando sobre este assunto, é uma confusão, pois sempre tem uma “fase de adaptação” e esclarecimento do conceito utilizado lá e oque está tentando se adaptar aqui. Se “copiamos” o termo, devemos adotar o conceito também.🙂

Aqui estou disponibilizando um vídeo do Augusto de Franco que assisti no TEDx São Paulo em 2009, com uma explicação muito legal sobre o assunto, entre outros temas que aborda.

TEDxSP 2009 – Augusto de Franco from TEDxSP on Vimeo.

Até a próxima😉
Cappra

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s