“Verdade,tem roupa que ‘engorda’ mesmo.” (sobre Branding e Ronaldo)

Eu estava lendo sobre Ronaldo, a Marca, sua aposentadoria e toda a história. E na hora entrou um tweet da @rosana (sem nenhuma relação com o assunto) com o título “Verdade, tem roupa que ‘engorda’ mesmo.”. Resolvi nem colocar o link do post da @rosana aqui (mas fica a dica do excelente blog: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/), porque o assunto realmente não tem nenhuma relação com o quê pensei, mas “roubei” o título😉

Ronaldo

Ronaldo está gordo. Gordo para o Corinthians. Gordo para jogar futebol. Gordo para estar  envolvido com o futebol. Opa! Peraí! Será que alguém duvida que o Ronaldo será um grande craque dos negócios envolvendo futebol fora dos gramados. Já se mostrou rápido,  inteligente e bom de resultados extra-campo. Sua marca, está constantemente em todos os cantos (do mundo), e mesmo quando envolvido em escândalos, recupera a reputação de sua marca com “certa facilidade”.

Uma marca comum, com tudo de negativo que envolveu a marca Ronaldo, já estaria “apagada” da mente dos consumidores há muito tempo, ou seria percebida como uma marca de escândalos (como Amy por exemplo), mas não, a marca Ronaldo remete a: futebol, carisma, alegria, esforço, fenômeno,…

Ninguém pode negar que quando o assunto é Branding (gestão da marca), administrar uma marca como a de Ronaldo exige uma boa estratégia, atenção e um excelente plano para crises.

Imaginem uma marca, durante dois anos, visualmente diferente e não condizente com o espaço onde está posicionada. Foi isto que aconteceu com a Marca Ronaldo nos campos. Mas não foi a Marca que engordou, apenas a “roupa” que não estava adequada para o ambiente que ela estava posicionada.

Muito ouviremos falar de Ronaldo e seus negócios no futebol a partir de agora. A “roupa” não estará mais apertada para o quê ele vai fazer. A roupa “futebol, carisma, alegria, esforço, fenômeno,…” será perfeita para fazer seus negócios dispararem fora do campo, apenas reforçando sua Marca.

Uso as palavras do @MarceloTas no post do BlogdoTas: “Parabéns e obrigado, Ronaldo.” (http://blogdotas.terra.com.br/2011/02/14/parabens-e-obrigado-ronaldo/) para encerrar o meu post: A frase “reconhecer a figura humana que habita este verdadeiro logotipo de si mesmo” diz muito sobre Branding. E o título que o Tas usou, também resume a minha opinião sobre a despedida do Ronaldo.

by Cappra

 

1 comentário Adicione o seu

  1. danielsmello disse:

    Perfeito! Realmente, notamos o valor da marca quando ela rapidamente se recupera de alguma “situação constrangedora”. E a marca do R9 já faz sucesso no pós carreira: lembremos que ele assumiu a carreira do maior lutador de MMA do momento, o brasileiro Anderson Silva. E o que aconteceu no último Fantástico: reportagem exclusiva acompanhando o dia-a-dia do lutador em Los Angeles. Antes a Globo nunca havia dado tamanho espaço ao MMA como um todo. Bastou R9 estar por trás da carreira de Anderson Silva para as portas se abrirem. E isso que ele já é campeão do UFC desde 2006!!

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