Sobre TV, Audiência, Youtube, David Guetta, Renault…

on

Como em um único post, relacionado a marketing, consegue juntar todos estes itens citados no título? Serei simples e objetivo…

TV: A televisão possui o espaço mais caro de publicidade quando comparado a qualquer outro tipo de veículo, seu maior argumento para isto, obviamente é a Audiência.

Audiência: No Brasil, considerando o Ibope, um dos institutos que faz medição de audiência, possui somente um método de controle em tempo real, que funciona apenas na Grande São Paulo e está instalado em 750 casas. Ou seja, 0,002% do total de domicílios com telespectadores do Brasil (39 milhões).

Youtube: O canal de vídeos mais famoso da internet tem um simples contador de visualizações, que incrementa a cada usuário que assiste um vídeo lá publicado, e naturalmente mantém um número atualizado na tela e que pode ser confirmado através de outras ferramentas para contagem de visualizações.

David Guetta: Um dos mais recentes vídeos musicais do famoso Dj David Guetta disponíveis no canal do youtube, o Where Them Girls http://www.youtube.com/watch?v=p4kVWCSzfK4,  já foi visto 47.853.789 de vezes, sim, isto mesmo, quase 48 milhões de vezes.

Renault: A marca francesa, sabendo desta relevância do artista na internet patrocinou o vídeo citado acima, ou seja, consequentemente teve sua marca visualizada 47.853.789 na internet, sem considerar as visualizações deste vídeo na televisão.

O objetivo aqui não é dizer que um canal é mais eficiente que o outro, tanto que a própria marca citada é um grande exemplo que não trata-se de uma eliminação de algum canal de publicidade, e sim de uma convergência destes canais. Digo isto pois a própria Renault, usada aqui neste exemplo, investe muito na publicidade na televisão, e certamente não tem planos de reduzir isto em um curto espaço de tempo.

Mas será que não deveríamos estudar novas métricas para medir audiência em outros veículos de comunicação? Ou aprimorar no mínimo aprimorar os métodos atualmente utilizados? De qualquer forma, na próxima vez que sua empresa escolher veicular um comercial na TV, lembre-se que ela é regional, não segmentada e provavelmente nenhuma de suas métricas de audiência são confiáveis😉

1 comentário Adicione o seu

  1. Luis Perdomo disse:

    Muito interessante sua linha de raciocínio..sem dúvida está na hora de ter mais informação sobre a audiência real de alguns canais..

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s