Internet só perde para a TV no bolo publicitário brasileiro

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No último dia 07 a Meio&Mensagem publicou o resultado da pesquisa do Grupo Consultores (respeitado grupo de pesquisa) onde mostra que a internet praticamente dobrou nos últimos 2 anos no bolo da verba da publicidade das organizações, assumindo assim o segundo lugar (ultrapassando o jornal). Para quem está olhando de perto as movimentações deste mercado, isto não é nenhuma novidade, mas as empresas mais conservadores ao receberem esta notícia começam a olhar o digital com outros olhos. Para as agências que trabalham com anunciantes estrangeiros isto já é uma realidade, como principal exemplo disto poderíamos citar a Coca-Cola que destinará uma fatia superior a da publicidade tradicional em publicidade digital já em 2012.

Dos aspectos citados na publicação da M&M, dois chamam muito a atenção:

1) As agências digitais são movimentadas (em sua maioria) pelas ideias das agências de publicidade tradicional: Interessante, mas óbvio. As agências de talento continuarão sendo as melhores, independente do meio. Este é um dos motivos que me faz acreditar tanto no modelo de agência integrada, ou pelo menos com o planejamento on e off integrados. Com está conclusão também fica fácil entender porque algumas agências digitais estão entrando no mercado off, é o talento e não o meio.

2)  Os aspectos da agência digital ideal, segundo os anunciantes definiram: 1)Criatividade/Inovação 2) Eficácia 3) Planejamento Estratégico 4) Prazos/Agilidade 5) Atendimento 6) Entendimento do negócio do cliente. Agora analise, alguma diferença de uma agência tradicional?? Como escrevi no item anterior, é o talento e não o meio que será vinculado a campanha.

No levantamento também são citados os profissionais mais reconhecidos do mercado digital, algo que é bem legal também. Resumindo, vale uma boa lida e no artigo em questão, e se possível, no resultado completo desta pesquisa do Grupo Consultores (que ainda não está disponível).

Percebo em reuniões com anunciantes e agências que o principal diferencial é o resultado da interatividade. É ver o cliente sentindo-se importante ao receber uma resposta de uma marca, e os anunciantes valorizando cada comentário feito por seus clientes. A conversa está aberta, o meio é democrático, e esse canal não se fechará mais, então aprenda e viver nessa nova realidade!😉

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