2011 e a Comunicação Digital

O ano de 2011 foi de crescimento e consolidação do mercado de comunicação digital, e como consequência dos profissionais envoldidos neste “mundo digital”. Vimos campanhas interativas tendo grandes destaques ao redor do mundo; Sucessos da internet invadindo mídias tradicionais como TV, rádio e jornal; Redes sociais repercurtindo como um novo ambiente mágico para as marcas; Além de um grande crescimento das compras feitas pela internet ao redor do mundo.

Nada fora do comum para a área da comunicação, afinal, todos os anos surgem novos elementos, meios de comunicação e alternativas para a publicidade levar a mensagem dos anunciantes para seus consumidores. Obviamente que chama muito a atenção a velocidade que a comunicação digital ganha espaço (e consequentemente verba) na preferência dos anunciantes, o que normalmente seria uma fase de “avaliação”, já virou “utilização”, e isto têm diversos aspectos para se analisar. Entre os positivos poderíamos destacar: grande capacidade de mensuração de resultados, possibilidades de interação do consumidor final, velocidade na produção/publicação de campanhas. Já entre os negativos podemos destacar: falta de profissionais qualificados na área, não existe uma gestão de riscos adequada na gestão das marcas em ambientes digitais, má utilização dos recursos disponíveis. São aspectos normalmente esperados em qualquer evolução, existe um tempo de adaptação necessário.

O mais importante é que continua sendo uma grande oportunidade para profissionais desta área, mas que precisam encontrar um posicionamento claro para que seu trabalho seja reconhecido. Ainda existe muita agência digital entregando resultados “técnicos” para profissionais de marketing, e por outro lado, outras entregando resultados “publicitários” para profissionais de tecnologia, isto gera um certo desconforto em todos envolvidos neste processo, incompreensão e consequentemente desconfiança. É preciso a comunicação digital encontre, através de interlocutores adequados, o canal certo para apresentar seu desempenho e provar seus resultados, somente assim aumentará o tamanho da fatia publicitária para a comunicação digital.

Sem dúvida foi um grande ano para a área, a internet assumir o segundo lugar no bolo publicitário é um grande passo (como já publiquei em meu blog), mas o potencial deste tipo de comunicação ainda tem muito a ser explorado em 2012, 2013,…

Um feliz ano de 2012 para todos que acompanham meu blog e que de alguma forma participam, esta colaboração é que me faz manter ativo este espaço de reflexão sobre a área de comunicação digital. Obrigado e até 2012😉

Cappra

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s