A colaboração e sua influência no marketing

on

Algumas empresas brasileiras já estão explorando de forma muito positiva os benefícios da colaboração gerada nas redes sociais em benefício do marketing.

A HSM disponibilizou um infográfico que explica três possibilidades de utilização do processo colaborativo: 1) na Inovavação Aberta; 2) na Cocriação; 3) ou ainda através do Crowdsourcing. Se você ainda não conhece estes conceitos é uma excelente oportunidade de entender de forma bem resumida.

Um número bem interessante também apresentado é que 75% dos brasileiros que acessam a internet são cocriadores, sendo que 92% são para desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos, ou seja, inovação que terá impacto direto no marketing gerada pela colaboração.

Interessante encontrar, neste cenário pesquisado, 4 casos de empresas do Rio Grande do Sul que já souberam tirar bom proveito do processo colaborativo: Hospital Moinhos de Vento, Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Postos Ipiranga. As premissas para uma produção social também são apresentadas de forma bem direta, sendo elas: Resultados, Pessoas, Ferramentas e Organização.

Vale a pena conhecer mais do conceito de colaboração e como ele pode impactar no marketing das organizações. Ele pode ser um processo simples, barato e que se bem explorado com excelentes resultados. Confira na íntegra o infográfico:

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s