Os 3 pilares da estratégia de conteúdo digital

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Enquanto desenvolvíamos um trabalho de consultoria para uma marca nos deparamos com a necessidade de estruturar de forma simplificada a gestão de conteúdo no ambiente digital, então resolvemos compartilhar estas premissas através do blog. Apesar da simplicidade do conceito, buscamos referências internacionais (Brian Solis, David Armano,…) e histórico de trabalhos que já desenvolvemos para algumas marcas, o que dão um certo peso para esta conceituação.

A estratégia de conteúdo para uma presença digital sólida deve estar baseada em 3 pilares:
Conteúdo, Interação e Monitoramento.

1) Conteúdo

Posicionamento: É fundamental deixar muito claro quem você é, e sobre o que fala. O público precisa entender para seguir, e cuidado para não diversificar muito, afinal se ele chegou até sua marca é porque têm interesse a coisas relacionadas a ela.
Originalidade: Nenhuma marca é construída através da utilização de conteúdos prontos, é necessário produzir conteúdo e cativar o seu público com ele. A replicação de conteúdo relacionado a Marca pode ajudar, mas não deve ser o foco principal.
Transparência: Não existe espaço para informações não claras, incompletas ou não verdadeiras. As pessoas esperam sinceridade das marcas em suas relações.
Continuidade: Manter uma periodicidade programada na publicação de conteúdo é fundamental. O público sistemático e cativo aguardará a próxima publicação, o restante virá pelo buzz gerado.

2) Interação

Personificação: As pessoas querem sentir-se próximas das marcas, então personalizar a conversa é necessário. Se a marca conversa como uma pessoa, deve comportar-se como tal.
Responder: Quando houver perguntas ou interações com o conteúdo da marca, a resposta sempre gera novas interações. Quem publica um conteúdo digital, mesmo que original, não deve se posicionar como o dono da verdade, e sim como quem inicia uma conversa.
Agilidade: Assim como em uma conversa off-line, ninguém gosta de falar sozinho no on-line, isto significa que quando comenta um assunto, sempre espera uma resposta o mais breve possível.
Simplicidade: Uma presença digital não pode ter a formalidade de uma empresa, e sim a simplicidade de relacionamento pessoal.

3) Monitoramento

O monitoramento serve para responder algumas questões fundamentais relacionado ao conteúdo no digital:
Quem: Quem está lendo, comentando e compartilhando? De onde é? Do que gosta? O quanto é influente?
Quando: Em que período as interações ocorrem? Quando são mais efetivas? Quando geram melhor retorno?
Como: Como as pessoas interagem? O que as motiva? De onde interagem? Através de qual ferramenta?
Após isto, o monitoramento permite análise e ação:
ROI: Em um ambiente monitorado da forma adequada é possível medir o retorno efetivo de cada ação/publicação, e assim medir o seu resultado sobre o investimento realizado.
Reação: Com todas estas respostas, é possível construir novas estratégias de publicação, que atinjam de forma mais efetiva o público foco, elevando resultado de interação e consequentemente o resultado sobre o investimento.

Estas dicas servem para lembrar para algumas marcas que simplesmente sair falando em ambientes digitais, sem uma estratégia de conteúdo bem estruturado, pode ser um grande “tiro no pé”.

Um planejamento digital não pode ser demorado, e muito menos burocrático, mas ele precisa existir para quem quer fazer um trabalho sério e conversar com seu público, já que este é o grande diferencial do ambiente digital: Permitir uma grande conversa entre marcas e pessoas, sincera e direta.

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