A nova estratégia de Obama: Trocar a TV pelo Youtube

on

Conforme todos esperavam a equipe de estratégia de marketing de Obama novamente estrutura a campanha para presidente tendo como principal pilar a internet. Baseando-se em estudos, experiências e tendências, desta vez utilizará como principal plataforma de difusão de sua mensagem o Youtube.

Este canal que na primeira eleição, em 2008, foi um grande diferencial, já que através dele eram transmitidos comícios públicos em tempo real e replicado todo material em vídeo disponibilizado durante a campanha (comerciais, entrevistas,…), agora ganha um formato um pouco diferente que promete inclusive ser a principal base para a estratégia. Com cara de super-produção, a equipe lançará um documentário de 17 minutos mostrando o que foi feito e a opinião de influentes pessoas sobre o trabalho do governo de Obama.

O objetivo principal, novamente, é a interatividade com os eleitores. Fazer com que participem, opinem e melhorem as propostas de governo, sendo assim democrático e transparente. É importante lembrar para os que criticam o trabalho feito por Obama que ele manteve durante todo o período como presidente o canal aberto com o público, que através de diferentes redes sociais em diversos momentos solicitou a opinião pública sobre os mais diversos temas. Acho importante aqui fazer um breve paralelo, aqui no Brasil, logo depois de eleito, os candidatos normalmente esquecem ou excluem seus perfis nas redes sociais, como nesta recente notícia envolvendo a Dilma.

É certamente um posicionamento de marca arrojado, pois mistura marketing, storytelling e transparência em um vídeo em formato estendido, que diferente de um comercial de 30 segundos, pode encantar um público ainda indeciso que talvez não tenha compreendido de forma clara as propostas de Obama. Abandonar os 30 segundos da TV por 17 minutos no Youtube é uma decisão estratégica que simplesmente segue um grande movimento que vêm acontecendo pouco-a-pouco com a comunicação de importantes marcas do mercado global, que pode impressionar os mais conservadores, mas é o esperado pelo público Conectado.

Para constar, a prévia do documentário “The Road We’ve Traveled” foi colocada no Youtube no dia 8 de março de 2012 e já teve mais de 607 mil acessos.

Vamos esperar os novos capítulos desta novela, quero dizer, os novos vídeos deste web seriado, para poder analisar os resultados desta nova estratégia da equipe de Obama😉

Vou deixar aqui a prévia oficial deste documentário e a notícia que deu origem a este post que li no The New York Times:

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s