Melhores horários para postar no Twitter, Facebook e Tumblr

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Muitas pessoas entram em contato buscando uma fórmula mágica para que seus posts atinjam um maior número de consumidores e consequentemente reflitam em negócios, é óbvio que esta fórmula mágica não existe, existem algumas estratégias que ajudam (conforme falei no post Os 3 pilares da Estratégia de Conteúdo Digital), mas que obviamente não podem garantir o sucesso de um determinado conteúdo.

Para ajudar um pouco mais, enquanto pesquisava referências de audiências em diferentes redes socias, localizei um material bem interessante da bit.ly (serviço encurtador de url) que analisa através dos posts encurtados por esse serviço, os resultados em uma linha do tempo, que cruza dia da semana X hora, resultando assim em uma importante ferramenta para quem busca melhor perfomance de seu conteúdo nas redes socias. Especificamente, cada linha corresponde a um dia da semana de segunda a domingo, cada coluna representa uma hora, a partir de 00h até 23h. Para cada análise de rede social, o primeiro gráfico representa o número de cliques por link, durante o dia seguinte ao da sua publicação, o segundo permite que você visualize a atividade total no Twitter, Facebook e Tumblr. É mais escuro, mais cliques são mais numerosos e tráfego intenso.

Essa pesquisa está baseada nas postagens realizadas nos EUA, então devemos entender que pode sofrer algum tipo de variação para o Brasil, mas de forma geral deve assemelhar-se em muito ao desempenho das postagens aqui. Recomendo que utilize estas referências e depois teste o desempenho dos suas próprias postagens na ferramenta Crowdbooster, que permite medir o seu desempenho individualmente pelos mesmos indicadores.

Agora vamos aos dados do estudo:

Twitter

Eficácia das postagens

No Twitter, podemos notar que a eficácia das postagens está claramente dividida entre 08:00 e cerca de 22h. O horário mais eficaz é entre 13 e 16h durante a semana. Sexta-feira, especialmente depois das 15h. O segundo período é o preferido entre as 19h e 20h, especialmente às quartas-feiras e finais de semana.

Atividade geral na rede social

Logicamente, a atividade na rede social corresponde a média de cliques por link. Em geral, 9h-15h horário é o mais ativo, de segunda a quinta-feira. Compartilhar conteúdo durante esses períodos é interessante porque usuários do Twitter estão mais presentes, mas isso não é garantia de resultados, porque os tweets também são mais numerosos, e a concorrência é mais forte entre o conteúdo .

Facebook

Eficácia das postagens

A eficácia das postagens no Facebook é mais variado do que no Twitter. O período entre 13h e 16h parece ser mais relevante, com um pico às 15h na quarta-feira e um ligeiro aumento às 19h nos dias úteis.

Atividade geral na rede social

Nível de atividade no Facebook, os dados são mais ou menos similar. Isto acontece principalmente no início da tarde, especialmente durante a semana. Atividade na rede social claramente cai depois de 16h.

Tumblr

Eficácia das postagens

Dados do Tumblr se distingam claramente as duas outras redes sociais estudadas. Em geral, nenhuma esperança de ser eficaz antes de 16h. O conteúdo publicado apresenta mais cliques à noite, especialmente depois das 20h durante a semana, e 19h no sábado. Ao contrário do Facebook e Twitter nas noites de sexta e fins de semana são um bom momento para compartilhar.

Atividade geral na rede social

A atividade do Tumblr se juntou a eficácia global de links. O período de mais denso no tráfego é entre as 19h e as 22h, com uma certa homogeneidade entre dias úteis e fins de semana.

Conclusão:

É fácil perceber que cada rede social tem sua própria cultura e padrões de comportamento. Ao compreender ascaracterísticas simples de cada rede social, você pode publicar seu conteúdo, exatamente no momento certo para ele alcance um número maior de pessoas. Obviamente é importante levar em consideração aquelas regrinhas básicas relacionadas a publicação: Conteúdo, Interação e Monitoramento.

* Este post está baseado em números analisados no Crowdbooster, além de publicações no blog do serviço bit.ly

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