Quando o consumidor é colaborador!

Pense em uma empresa inovadora… Ok?! Agora multiplique a proporção disso em uma ambiente colaborativo e conectado. Isso é a Tecnisa. Para quem não conhece a marca, suas práticas colaborativas e espírito inovador, trata-se de uma empresa do setor imobiliário (incorporação, construção e venda), um perfil de negócio normalmente um pouco mais conservador, mas que através de um um modelo de construção de conhecimento e geração de inovação fundamentalmente baseado em colaboração tem incentivado a geração de ideias para viabilização de projetos que possam melhorar a utilização dos seus “produtos”.

As vezes, projetos simples, que envolvem um baixo investimento e que ela utiliza-se apenas de sua força política e poder de mobilização para fazer acontecer. Após 2 anos recebendo e viabilizando ideias de seus consumidores, eles publicaram a poucos dias em seu blog um “mapa” de como funciona esse processo de transformação de ideias em projeto executados, e alguns números chamam a atenção:

  • 2.270 participantes
  • 1.949 ideias enviadas
  • 35 delas foram aprovadas e executadas
Confira aqui mais alguns dados:

Melhorar o seu negócio através da participação efetiva dos consumidores é o sonho de qualquer gestão, não só dizendo que faz o melhor para seu consumidor, e sim transformando isso em práticas e consequentemente em melhoria para a vida das pessoas. Não é fácil transformar opiniões/ideias em projetos, ainda mais quando partem da ponta do processo, então acredito que a Tecnisa tenha encontrado um modelo de gestão onde seu consumidor realmente é parte do seu processo, um colaborador, não no discurso e sim em sua essência.

É a “caixinha de sugestões” funcionando em grande escala, onde o resultado é percebido e comprovado na prática, não apenas em um discurso corporativo. Essa análise de caso apenas serve para ressaltar que uma marca pode ter como seu grande diferencial o consumidor, desde que crie um processo envolvendo ele para melhorar sua gestão, e quando isso é feito de forma transparente pode ganhar grandes proporções e gerar um buzz positivo para a marca.

Quer entender um pouquinho melhor como funciona, veja nesse link do Espaço Tecnisa Ideias: http://tecnisaideias.com.br/web/

2 comentários

  1. Olá Ricardo, tudo bem? Muito Obrigado pelo seu post, ficou muito bom. Fortalecendo ainda mais nossa presença no crowdsourcing, lançamos segunda feira, uma ação no We Do logos http://ow.ly/byDHP. Se você desejar mais informações sobre nossa atuação, não deixe de entrar em contato pelo nosso blog http://blogtecnisa.com.br.

    Um abraço!

    Gerência de Redes Sociais TECNISA

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