O engajamento no Facebook transformou-se em uma questão crítica para marcas presentes em ambientes digitais, não só porque a interação dos consumidores é uma grande ferramenta de marketing para as empresas, mas também porque está intimamente ligada a visibilidade da marca no Facebook, considerando que uma grande parte da audiência na internet está relacionada a esta rede social, nos obriga a analisar este item mais de perto.
O algoritmo que o Facebook usa para analisar a visibilidade do conteúdo chama-se Edgerank, este possui regras próprias que determinam o peso de cada item visualizado, e consequentemente geram resultados referentes a audiência das marcas. Quando os resultados de engajamento são fracos, a redução da audiência é algo inevitável.
Mas o que será que gera mais engajamento no Facebook? que tipo de conteúdo? seriam fotos? vídeos? links? status?
Em uma recente análise da empresa Track Social sobre o tipo de conteúdo que gera maior engajamento no Facebook, conforme metodologia própria, obtiveram o seguinte resultado:
Algumas conclusões rápidas:
- Engajamento é gerado, na ordem, por: Foto, Enquetes, Status, Flashs, Vídeos e Links.
- Para engajar no Facebook, a Foto é o tipo de conteúdo de melhor desempenho.
- As marcas peferem Compartilhar/Publicar mais Fotos e Links do que qualquer outro tipo de conteúdo.
- Pessoas preferem Comentar as Fotos e o Status publicados.
Essa rápida análise já poderia direcionar algumas ações específicas para as marcas gerarem maior engajamento de seus consumidores no Facebook, mas minha principal recomendação é que as empresas analisem os resultados de suas próprias postagens, e isso pode ser feito de uma forma muito simples com uma ferramenta chamada GetAbout.Me , que permite analise de que tipo de conteúdo funciona melhor para cada público, inclusive permitindo identificar quem são seus seguidores mais engajados. Veja nessa imagem como é simples essa visualização através dessa ferramenta:
Para um marketing mais eficiente no Facebook, nada mais adequado que poder fazer esta análise a qualquer momento, e assim direcionar o que funciona melhor para conectar sua Marca com seu devido Público, e principalmente, poder utilizar-se desse recurso em tempo real, enquanto suas ações de marketing digital estão acontecendo.
Experimente agora o GetAbout.Me e confira como está a audiência de sua Marca no Facebook por tipo de conteúdo.
Pingback: Em junho no blog do Cappra « Head of Digital Strategy
Pingback: A Anatomia do Fã | Blog do Cappra