Inovação: Singularidade X Relevância

Ao construir uma inovação é fundamental que o item desenvolvido passe por alguns “testes”, um dos que considero mais importante é a que valida sua singularidade e relevância.

Ao desenvolvermos “algo novo” é muito comum criarmos argumentos que nos convençam – e que usamos para convencer os outros – de que aquela ideia é realmente algo diferente e melhor. Algumas vezes estamos certos, mas normalmente erramos mais do que acertamos neste tipo de avaliação, por um motivo muito óbvio: Analisamos a situação somente pelo nosso prisma da questão, o que costuma nos levar ao erro.

Apresento aqui uma ferramenta simples que usamos nos processos de consultoria que ajuda a identificar o quadrante em que se encontra uma determinada inovação, neste método, a análise através do olhar do consumidor é fundamental – seja colocando-se no lugar do cliente e/ou quando possível solicitando sua opinião sobre o assunto.

Quando analisamos Singularidade e Relevância eliminamos algumas possibilidades de fracasso de nossa solução, então pense em que posição encontra-se a sua inovação neste quadro:  

Trata-se apenas de um formato que estimula a reflexão sobre a qualidade/utilidade da inovação em questão, mas através dela a possibilidade de explorar as fraquezas da ideia costuma aparecer, e assim melhorar a concepção da solução.

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