Ferramentas gratuitas para gerenciar marcas nas redes sociais

Fazer a gestão de marcas nas redes sociais pode ser algo bem trabalhoso, pois exige conversa contínua com o público interessado, atualização de perfis, acompanhamento, etc. Felizmente, existe um grande número de ferramentas que podem facilitar bastante essa tarefa.

Esta é uma seleção de ferramentas, que atendem duas características: São gratuitas e Oferecem algum diferencial em relação a outras da mesma categoria. 

Para gerenciar a atualização de Perfis 

1. Twitter Feed: Publica automaticamente mensagens no Facebook e Twitter através de blogs ou sites que permitam feeds. Especialmente interessante para atualizações relacionadas a sites corporativos.
2. Ping.fm: Atualize simultaneamente até 33 serviços de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, Tumblr, FriendFeed, Jaiku, Posterous, Blogger e Flickr. Para não enlouquecer gerenciando múltiplos perfis.
3. Socialoomph: Serviço de planejamento de publicações, não apenas em mensagens do Twitter, mas também perfis e páginas do Facebook. No Twitter, permite o envio automático de mensagens diretas de agradecimento ou boas-vindas a cada vez que tem um novo seguidor, geração de alertas com base em palavras-chave e rastrear automaticamente cada novo seguidor, entre outras opções.

Para personalizar o design de sua página do Facebook 

4. Pagemodo: Adicione imagens ou vídeos, altere a fonte e a cor sem conhecimento específico de web design, apenas usando modelos. Útil para personalizar fanpage corporativa.
5. Tabsite: Crie um guia de boas-vindas (na versão gratuita) “Bem-vindo” ou “TabSite” e personalizá-lo com imagens, textos, links, etc, sem programação .

Para abrir uma loja em sua página do Facebook 

6. Payvment E-commerce Storefront: Aplicativo com uma variedade de opções para montar uma loja on-line na página do Facebook, incluindo uma área de administração para gerenciar produtos e vendas. O pagamento é feito via PayPal e Payvment não cobra comissões de vendas.Para integrar o comércio eletrônico social.

Para analisar os fãs de sua página no Facebook 

7. Facebook insights: Permite conhecer o grupo demográfico de seus fãs, além de outras importante informações relacionadas ao seu site: região (endereço IP do seu navegador), idade, idioma usado, a atividade na página, evolução do número de registrados e desinscritos, e muito mais.
8. Fangager: Para identificar os fãs mais ativos e planejar ações específicas para eles.

Para gerenciar sua conta no Twitter 

9. Tweet Beep: Pesquisa por palavras-chaves no Twitter, além de horários de interação. É legal para descobrir o que é dito sobre sua empresa, produtos, etc, e responder. Ele também permite identificar quem está twittando conteúdo do seu site ou blog, mesmo se eles usam um URL encurtado.
10. Twitrratr: Para descobrir o que as pessoas estão dizendo no Twitter sobre uma pessoa, produto, serviço ou empresa, diferenciando entre comentários positivos e negativos.
11 . Twitter Search: Para descobrir o que é dito no Twitter, com a capacidade de selecionar um local específico ou dentro de uma determinada região. Muito útil para empresas de âmbito local
12. TweetStats: Fornece estatísticas para seus tweets no Twitter: tweets por hora, por mês, as respostas.
13. RetwwetRank: Exibe a quantidade de re-tweets de você e seus seguidores.
14. Bit.ly: Para encurtar endereços da web. Ele também fornece estatísticas sobre pessoas que clicaram em cada link encurtado.
15. Twtpoll: Para criar enquetes e recolher feedback dos seus clientes.
16. Twit.pic: Para compartilhar fotos ou vídeos do Twitter via mobile ou para e-mail.
17. Hashtags: Para acompanhar hashtags no Twitter. Com tendências diárias, os usuários mais ativos, etc.
18. Xefer: mostra o impacto dos nossos tweets, retweets e respostas por dia da semana e hora do dia.

Para gerenciar seus seguidores no Twitter 

19. TweetMetrics Mostra sua rede de contatos, e de seus contatos, que está on-line naquele momento, que mais tweeta e conversa mais.
20. Friendorfollow: Permite que você saiba quem está te seguindo e que deixaram de te seguir.
21. Twunfollow: Avisa quando uma fã o abandonou.
22. Twitter counter: Entre outras funções, fornece uma evolução em termos de número de seguidores e previsões.

Para calcular a sua influência no Twitter 

23. Twitter Grader: Mostra sua posição no ranking na rede e permite encontrar potenciais novos contatos.
24. Klout: Atualmente é a principal ferramenta para medir e analisar influência das redes sociais, também permite integração com Facebook

Para gerenciar um evento no Twitter 

25. Twtvite: Envia à todos os seguidores um microsite com uma descrição do evento, hashtag a ser utilizada e outros detalhes.
26. TwitterFall: Para acompanhar todos os comentários e como eles são gerados. A partir da hashtag, permite definir a velocidade com que queremos tweetar, determinar a sua localização geográfica, e muito mais.
27. TweetReach: Você sabe quantas pessoas foram atingidas com os 50 últimos tweets relacionados ao evento e quem tweetou.
28. What the hashtag: Permite descobrir, entre outras coisas, o número total de tweets emitidos, os tweets em média por dia, quantas pessoas estão envolvidas, e quem são os participantes mais ativos.
29. Visible Tweets: Anima os tweets relacionados a um determinado tema, usuário, etc. Pode ser utilizado para apresentações.

Para monitorar o que e quando está sendo falado sobre sua marca

30. Social Mention: Ajuda a medir cobertura visibilidade da marca: baseado nas publicações em blogs, microblogs, bookmarks, comentários, Google News, etc, mostra quando foi a última vez que você foi mencionado, se a avaliação é positiva ou negativa, palavras-chave associadas ou as pessoas mais ativas no conversas. Os resultados podem ser filtrados por data e tipo de fonte (blog, Twitter, Friendfeed, etc), e transferidos para uma planilha
31. Addict-o- matic: Pesquisa termos simultaneamente no Twitter Search, Friend Feed, Bing, Blog Search, Tweet Meme, Youtube, Flickr, Wikio, Ask.com, WordPress…
32. Google Alerts: Alertas do Google, um clássico.
33. Google Blog Search: Ferramenta do Google que ajuda a encontrar tudo o que estão dizendo nos blogs.
34. BoardReader: Para encontrar discussões em fóruns.
35. Whostalking: Pesquisa todas redes sociais o que estão dizendo sobre sua marca ou produto .
36. Trendsmap: Exibe em tempo real o que mais se destaca no Twitter usando uma API do Google Maps. Com esta ferramenta é possível identificar tendências em diferentes partes do mundo.

* Todas as ferramentas foram testadas antes dessa postagem.
** Este conteúdo foi originalmente foi postado por  em Espanhol, traduzi, atualizei e adaptei para a realidade no Brasil. A @raquelcappra que encontrou essa referência 😉