8 passos para fazer uma Promoção no Facebook

Tem muitas Marcas cometendo gafes enormes ao realizar Promoções no Facebook não obedecendo as regras para esse tipo de ação, por causa disso, todos envolvidos  (Empresas, Marcas, Agências, Consumidores,…) podem ser prejudicados. Neste post juntei uma série de referências sobre esse tema, e organizei para facilitar a vida de quem precisa desenvolver esse trabalho.

1) Antes de qualquer coisa, é importante conhecer as Orientações/regras do próprio Facebook com relação a estas ações, então comece lendo o item III-E dos termos do Facebook que refere-se a Promoções;

2) É preciso entender as regras do que Pode e não pode fazer com relação a Promoções no Facebook, para isso algumas referências importantes:

** Em cada um desses links existe diversas outras dicas de coisas que devem ser observadas para evitar problemas, então vale a pena ler tudo.

3) Crie a Promoção: Estratégia + Criação + Desenvolvimento 

4) O próximo passo é se preocupar com a Definição das regras da Promoção, escrevendo o que pode e não pode, e a partir disso criando um regulamento para que todos compreendam as reais intenções da Marca. Um exemplo bem completo de regulamento é esse do Multishow, óbvio que ele é muito longo, mas acho mais fácil adaptar a partir de um mais completo do que de um modelo incompleto;

5) Antes de divulgar Teste exaustivamente como funcionará a promoção para o usuário, e sempre escute ele, pois se você errar ele poderá lhe ajudar a corrigir o problema, como pode ser visto nesse vídeo de uma promoção que não atendia os requisitos e uma consumidora ajudou a tratar o problema;

6) Divulgue sua Promoção, sempre respeitando todas as regras vistas até aqui, legal dar uma conferida nesse infográfico com o passo-a-passo da criação de uma promoção, assim você diminui o risco para a Marca de não falhar com os participantes;

7) Não esqueça de Monitorar a Promoção em tempo real, tudo acontece ao vivo, é preciso atenção e acompanhamento completo da promoção para esclarecer e ajudar os participantes no momento em que precisarem. Monitorar as marcas em ambientes digitais é fundamental para uma resposta a este novo consumidor.

8) Após executada a Promoção, é hora de Divulgar o vencedor, mas não esqueça que A Marca não pode notificar o vencedor através do perfil dele do Facebook.

Se você respeitar esta ordem, e ler todas as referências de cada um dos itens, sua chance de errar ao fazer uma promoção será muito menor, protegendo assim a reputação da Marca, evitando problemas para a Agência que desenvolveu a campanha e principalmente respeitando o Público envolvido. 

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