8 dicas para ser influente nas redes sociais

Alguns aspectos são fundamentais para construir uma marca sólida no momento que consumidores deixam de ser meros espectadores e passam a atuar como embaixadores das marcas nas redes sociais, mas talvez o que mais se destaque seja a Influência. Ganhar a confiança de uma comunidade a partir da “voz” de um integrante desse grupo é um grande diferencial para quem busca destacar-se em um determinado setor. Quando uma mensagem é transmitida de forma expontânea dentro de um grupo “fechado”, gera consistência, mas é necessário influenciar esse grupo e não impor, afinal, não é mais uma interrupção e sim uma construção coletiva de reputação.

 

Mas as marcas que desejam influenciar pessoas para que sua mensagem seja disseminada, precisam antes de tudo seguir algumas regrinhas básicas, afinal a Estratégia precisa ser forte o suficiente para conquistar estes fãs ao ponto de transformá-los em seguidores e embaixadores de sua causa. Então aqui vão algumas dicas que vão ajudar:

Defina sua personalidade on-line

Entender o que sua marca é, e onde deseja chegar, é fundamental, destine um tempo para essa definição do posicionamento. Uma vez isso feito, vai revelar as características que diferenciam dos outros competidores, o que a marca tem de especial, e assim vai fazer que o público sinta-se mais a vontade de aproximar-se da marca. É uma conquista de confiança, como em qualquer relacionamento, se acreditar na sua causa, fica mais fácil que as pessoas adotem a marca e a carreguem junto para dentro de suas comunidades. Fingir, ou não ser autêntico, é percebido pelo público que influencia, o que é feito de forma expontânea exige uma crença real na mensagem.

Tenha uma causa real

Uma causa real não é uma simples peça de campanha ou planejamento de comunicação. A causa é algo que a marca realmente acredita, e que está engajada. Precisa ser autêntica, mesmo que não agrade a todos, o posicionamento deverá ser mantido, por esse motivo é necessário que realmente se adote a causa. Formadores de opinião influenciam seus grupos por motivos que realmente acreditam, se sua marca pretende ser um desses motivos precisará “fazer” e não somente “falar”.

Tenha um posicionamento claro

Para um determinado público adotar a marca precisa entender claramente que sua marca está conversando com ele. Não fique esperando que ele compreenda suas mensagens subliminares, seja direto para ser entendido, só assim é possível influenciar e consequentemente “viralizar” sua marca. Sempre que sua marca aparecer precisa ser imediatamente reconhecida pelo seu público, somente um posicionamento consistente possibilita isso.

Tenha uma estratégia de conteúdo antes de uma estratégia de disseminação

No digital, mais importante do que a capacidade de ampliação de uma mensagem é a possibilidade de ser facilmente encontrado, e uma estratégia de conteúdo é a melhor forma de fazer isto. A cultura digital é a de ir atrás do que se quer, e não ser interrompido, mesmo que o assunto da interrupção seja de seu interesse. Dessa forma, uma boa estratégia de conteúdo fará com que as pessoas encontrem a marca pelo tipo de conteúdo relacionado a ela, e não somente pelo seu nome, e quando o posicionamento for autêntico, gerará afinidade e aí sim disseminação expontânea.

Emoção gera engajamento

É notório que toda mensagem que de alguma forma explora a emoção dos consumidores gera um envolvimento maior das pessoas. Quando a marca associa isto a sua causa real, naturalmente aproxima seu público, e os engajados com a causa vão influenciar seus grupos, ou seja, suas próprias redes sociais. Emoção exige autenticidade, ser superficial ou falso pode comprometer a relação entre marca e consumidor.

O tipo de Influência muda de acordo com o canal

Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, e todas as outras redes sociais possuem diferentes formas de funcionamento, e consequentemente a forma que a mensagem é transmitida e repassada muda. Por esse motivo, embaixadores de marcas tem características diferentes, e níveis de influência diferente, dependendo do canal. Quanto mais fácil for transmitir a mensagem dentro de um determinado canal, mais pessoas serão impactadas. A influência exige rápida interpretação e precisa ser fácil de ser repassada.

Para influenciar é preciso ser consistente

Esquecer determinados perfis nas redes sociais, ou comunicar-se de forma não programada costumam ser erros comuns das marcas na comunicação digital. Quando pensa-se em audiência é preciso lembrar que apesar de estar presente em uma determinada rede social, o seu conteúdo concorre com vários outros, além do fato do seu público-alvo não estar sempre on-line. Por esse motivo é preciso programar-se para estar presente em diferentes momentos, preferencialmente de forma programada, afinal, você precisa considerar aquele público que age de forma programada (o público que acessa as redes sociais em um determinado horário do dia, que publica conteúdo, espalha, e assim por diante). Consistência da mensagem e do conteúdo exige programação, faça com que o seu público-alvo acostume-se com sua programação. Obviamente que surpreender também é legal, mas não sempre.

Trate o embaixador como um parceiro estratégico

Se isso é tão valorizado em todos os meios de comunicação, não pode ser tratado de forma diferente, ainda mais no caso de uma transmissão de mensagem de forma expontânea. Influenciar é algo que só ocorre quando existe compromisso, se um embaixador de sua marca perceber que tem uma “atendimento especial”, maior serão as chances dele influenciar as pessoas ao seu redor.

Estas dicas sem dúvida ajudarão sua marca, a capacidade de influenciar é item da personalidade da marca que precisa de desenvolvimento para ser melhor explorado. Não espere que isso aconteça de forma natural, faça algo efetivo e perceberá as mudanças. A influência no meio digital tem a grande vantagem de acontecer em tempo real, então permite medir e fazer ajustes quando necessário.

Tem uma frase de Cieri Doménico que acredito fecha bem esse artigo, pois sintetiza a relação da influência entre as marcas e seus consumidores: “Ame se você quer influenciar.”

1 comentário Adicione o seu

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s