CULTURA ANALÍTICA

O framework da Estratégia de Redes Sociais das olimpíadas

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A estratégia social-digital adotada nas olimpíadas em 2012, quando “desconstruída”, pode se transformar em um poderoso Framework para qualquer organização aplicar em seus negócios, transformando-se assim em um diferencial competitivo para marcas nas redes sociais.

Após analisar o ambiente tecnológico desenvolvido para as olimpíadas, e a presença digital que criou um ambiente social para conectar pessoas, informações e comunicação, foi possível identificar um modelo de gestão estratégica muito claro, que representa a plataforma utilizada para todo esse processo. Ao transformar essa análise em um modelo gráfico, que obviamente facilita a compreensão, foi possível identificar a visão estratégica adotada, e que se alterado alguns componentes pode ser implementada em qualquer empresa.

A leitura desse gráfico é a seguinte:

2 grupos de interesse:
Participantes: Nos participantes encontram-se atletas, equipes, comissões, imprensas específicas de países, todos que de alguma forma podem gerar conteúdo relevante para o público interessado nas olimpíadas.
Público: Esse público consumidor de informação, que interessado de alguma forma pelos jogos olímpicos, busca notícias oficiais do evento além da participação de forma direta com o primeiro grupo, graças a plataforma.

1 plataforma:
Hub digital integrado: Foi desenvolvido um ambiente social-digital para conectar o atleta ao público interessado, que em sua essência carrega o relacionamento entre eles. Essa plataforma foi composta por algumas das mais populares ferramentas sociais disponíveis na internet, associado a um site específico para integrar dados e funcionar como acesso e agregador de conteúdo.

2 perfis transacionais:
Transação entre Atletas e Hub: Nesse processo, o envio de informações e atualização de perfis sociais em tempo-real, permite a alimentação de conteúdo, e cruzamento com as informações oficiais do evento, transformando-se assim em um poderoso banco de dados em tempo-real.
Transação entre Consumidor e Hub: Nesse segundo processo, o acesso as informações e interação por parte do público transforma o Hub em uma plataforma social, que integra todas informações, atletas e público interessado.

O resultado:
– Cultura/Causa: Com uma cultura/causa muito forte, o público naturalmente se conecta a plataforma e participa de forma ativa em ambiente propício para isso. Uma causa movimenta por si só a estrutura de troca de informações entre os interessados.
– Informação: Um centro de informações completo de tudo que acontece no ambiente digital, com o conteúdo oficial, as interações de atletas e toda a participação do público nos ambientes sociais-digitais.
– Comunicação (sem publicidade): A partir das informações anteriores, naturalmente que o hub torna-se o principal canal de comunicação, afinal seus dados sobre as provas são exatos, e possuem toda a reação das pessoas envolvidas e interessadas no assunto.
– Intermediação: O fato de a conexão ocorrer entre atletas-hub e público-hub permite uma certa intermediação das relações e até administração de possíveis crises, dessa forma torna-se uma ambiente democrático, mas “controlado” e seguro para todos envolvidos.

Esse modelo, pode ser adaptado e implementado em qualquer tipo de organização, onde os “Atletas” poderiam ser substituídos pelos “Funcionários”, permitindo assim a participação de todos em um ambiente social-digital podendo envolver-se mais com  a causa/cultura da empresa, não deixando isso exclusivamente para o setor de comunicação. Obviamente que algumas adaptações ao framework seriam necessárias, mas certamente seria um modelo muito interessante para envolver os colaboradores/funcionários na relação social com consumidores da marca.

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