Pensamento

A anatomia da nova mente criativa

Uma mente criativa hoje precisa ter algumas características que até pouco tempo atrás não eram exigências, aumentaram os recursos, mas junto com isso o volume de informações, quantidade de ambientes, cenários e possibilidades. Esta realidade nos leva a pensar em uma nova estrutura de funcionamento de uma mente criativa, com capacidades predominantes.

Por exemplo, graças a internet, o volume de informações que temos hoje é muito superior do que alguns anos atrás, então se tornou fundamental uma capacidade Analítica mais desenvolvida do que antes, assim como a conexão de pessoas com histórias tornou-se algo mais relevante, logo um lado Expressivo ganha maior importância no momento que estas histórias ganham o contexto digital que as mantém ativa por mais tempo. O lado Curioso da mente criativa sempre foi algo muito exigido, mas o ambiente e realidade digital possui a vantagem de facilitar as experimentações, e dessa forma fugir um pouco da “curiosidade teórica” o que certamente leva a um estágio criativo superior. Naturalmente que o lado Sensual mantém sua importância e relevância dentro desse processo criativo, e sem dúvida a conexão emocional continua sendo um grande diferencial da mente criativa.

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com

0 comentário em “A anatomia da nova mente criativa

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s