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‘Visual Social-Media’: A nova arma das marcas para atrair audiência

O que Facebook, Instagram, Tumblr e Pinterest têm em comum?!

O principal “meio de comunicar” é Visual e não Textual.

Obviamente que muitos dirão que no Facebook a imagem é somente uma das formas possíveis de publicação de conteúdo, mas saiba que ela é a que gera maior audiência e interação, logo podemos afirmar que todas essas redes sociais possuem como característica fundamental a publicação de imagens. Prova disso é que a comunicação em murais de marcas, ou mesmo pessoais, têm o costume de transmitir mensagens de texto associadas a imagens para gerar maior impacto. Isso não é uma tendência somente brasileira e sim mundial, como analisado nesse artigo na Fast Company.

As imagens tornaram-se uma forma natural da sociedade filtrar, e agir, mais rapidamente a quantidade absurda de informações que recebemos diariamente, e que o aspecto visual é o primeiro a “processar” em nosso cérebro. Poderíamos dizer que uma imagem concorre com um texto de 140 caracteres do Twitter por exemplo, com a vantagem de agir de forma direta em um setor instantâneo de nossas mentes.

A imagem é uma “fantasia visual” para um conteúdo muitas vezes que poderia passar despercebido sem a utilização desse recurso. Faça o teste você mesmo, encontre (ou produza) uma imagem de uma citação que você acha legal e publique no Twitter e no Facebook, então verifique as interações. Obviamente que para essa experiência o ideal que você tivesse um público semelhante nas duas redes sociais (tanto em quantidade, quanto em perfil), pois somente assim será possível fazer a comparação.

O Google prevendo e entendendo esse comportamento vêm a bastante tempo aprimorando ferramentas de buscas de imagens, que ainda tem grande dependência de textos, mas que promete resultados de pesquisas de imagens baseado em suas características visuais e similaridades semânticas.

As Marcas presentes em ambientes digitais que melhor utilizarem-se desses recursos visuais para relacionarem-se com sua audiência certamente terão um diferencial à seu favor. Mas isso não quer dizer que outros meios de comunicação sejam menos importante, aliás, bem pelo contrário. Cada público possui características particulares, sendo que muitos preferem informações mais consistentes e não somente uma explanação visual de um determinado assunto, tudo depende do nível de profundidade que se busca sobre o assunto.

Acredito que um ótima comparação desse momento que estamos vivendo nas redes socais seja o que vemos nos Livros hoje: A imagem pode ser uma excelente “capa” para o conteúdo, que atraí e envolve, mas se o seu público gostar apenas da “capa”, ao “folhar” o seu conteúdo não perceberá valor e não se tornará um “fã”, apenas irá “curtir” a “capa”.

Não limite-se a poucos recursos de comunicação tendo tantas opções, o Conteúdo continua sendo o Rei, mas existem outras formas de ele conquistar e se espalhar 😉

Sim, a Era social-media visual existe.
Não, ela não é a única opção.

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com

2 comentários em “‘Visual Social-Media’: A nova arma das marcas para atrair audiência

  1. Pingback: Nas redes sociais, as histórias funcionam melhor através de imagens « Head of Digital Strategy

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