O que é uma boa Taxa de Engajamento?

Após a publicação do polêmico artigo “O Facebook errou ao criar sua taxa de engajamento” recebi vários comentários e feedbacks que geraram reflexões e discussões muito legais sobre o tema. Em especial, a Viviane Davico levantou uma questão muito interessante: “como podemos ter um parâmetro do que é uma boa taxa de engajamento? Você tem alguma taxa média? Alguma referência?”

Os únicos parâmetros para uma análise de taxa média de engajamento tem como base a fórmula tradicionalmente utilizada, pois ela se tornou um padrão para o mercado, por mais que reflita apenas uma determinada parte do engajamento. Um certo padrão utilizado pelo mercado é o seguinte:

Após chegar a essa taxa comparativa, é possível inserir os elementos que deixam a fórmula mais completa e verificar o número real de engajamento do seu público com sua marca. Recordando o texto “O Facebook errou ao criar sua taxa de engajamento“, a fórmula correta a ser utilizada deveria ser esta (os motivos você encontra no link do artigo):

Aqui uma apresentação completa da agência FrozenFrogs que explora um pouco as taxas de engajamento, e trás a mais detalhes sobre as médias comparativas: