TwentyFeet – Modo de Usar para Monitoramento e Métricas

O TwentyFeet é uma ferramenta bem interessante para fazer análise rápida da performance da sua conta (ou da sua marca) no Twitter. Sua apresentação é visual e bem intuitiva, oque facilita bastante a interpretação dos dados. O objetivo desse texto é transmitir a forma de uso dessa ferramenta de monitoramento, inclusive explicando como as métricas foram construídas, então vou explicar individualmente os gráficos gerados.

Algumas coisas estão presentes em todos os gráficos:

Tendências: No início do gráfico é apresentado a tendência daquele indicador, se você costuma conquistar 5 seguidores por dia e você não vêm correspondendo a esse número ele apresenta uma flecha para baixo, em caso de melhora de performance ele apresentará a flecha para cima. Esse recurso visual permite uma rápida visualização da sua performance nos últimos dias.

Interatividade: Os “nós” das linhas dos gráficos possuem informações detalhadas, ao passar a mouse por cima ele abre uma pequena janela do desempenho daquela data e permite, ao clicar, explorar em detalhes aquele ponto (inclusive verificando a ação de cada seguidor, e permitindo visualizar o perfil desse seguidor apartir desse link). Ao detalhar os pontos a ferramenta ainda apresenta uma divertida representação visual para mostrar seu status, como esse abaixo:

Compartilhamento: Todos os gráficos podem ser rapidamente compartilhados para suas redes sociais.
Vamos aos quadros de Indicadores:
Indicadores de Reputação:

Esse quadro apresenta analisa três informações distintas para chegar ao indicador de reputação:

Followers/Seguidores: Naturalmente a evolução no tempo do seu número de seguidores está diretamente relacionada a sua reputação, ou seja, quanto mais seguidores, me;hor sua reputação.

Listed/Listado: Listas em que sua conta é adicionada. Enquanto mais listas aparecer, maior será sua pontuação de reputação.

Follower Lost/Seguidores Perdidos. Quanto menos seguidores você perder por dia, obviamente que melhor estará sua reputação.

Indicadores de Influência:

Esse gráfico representa o seu nível de influência no Twitter. Para isso leva em conta duas variáveis.

Mentions/Menções: Refere-se a evolução da quantidade de menções que sua conta recebe. Quanto mais mencionado você for no twitter, maior está sendo sua influência sobre seus seguidores.

Retweets Received/ou simplesmente RTs: Representa o número de vezes seus posts são repassados, que obviamente também está relacionado ao número de pessoas que você influenciou através do conteúdo e que estão os transmitindo para outras pessoas.

Indicadores de Conversas:

Esse gráfico analisa o seu nível de conversação no Twitter, ou seja, o quanto sua conta interage efetivamente, levando em conta três informações:

Tweets/Publicações: O número de publicações que você faz diariamente no twitter e sua evolução. Quanto mais participativo sua conta for, melhor estará sua performance nas conversas, afinal, publicações (relevantes) atraem conversas.

Retweets Given/Retweets enviados: Significa o número de vezes que você repassa o conteúdo de outras pessoas, o que obviamente também eleva o seu nível de “relacionamento”.

Replies/Respostas: O quanto você responde a publicações, ou seja, efetivamente conversa com outras contas do twitter.

Análise de quem você segue:

Esse gráfico representa uma análise clara da evolução do perfis que você segue no Twitter, levando em conta três diferentes informações:

Following/Seguindo: Quantas pessoas você segue e a evolução dessa estatística.

People not folioing back/Quem segue de volta: Para analisar o quanto as pessoas que você segue retribuem seguindo você.

Ratio followers/following:Este número é uma média dos seus seguidores comparado com os perfis que você segue. Ele basicamente serve para ser comparado com ele mesmo, e considera que quanto mais pessoas que você segue lhe segurem, melhor será sua performance individual.

Listas:

Esse gráfico refere-se exclusivamente a área de listas do Twitter. Pessoalmente não adotei esse recurso por não o considerar muito funcional, então o gráfico utilizado aqui (que refere-se a minha conta), não é o mais indicado para essa representação, mas ele considera três informações:

Own Lists/Listas que você está: Aqui estão as listas que seus seguidores incluem sua conta para acompanhar seu conteúdo por categoria. Você muito provavelmente faça parte de uma lista, e se não utiliza-se desse recurso, nem sabe.

Members of own lists/Assinantes das listas que você criou: Aqui mostra a evolução de pessoas que assinam as listas criadas por você.

Subscribers of own lists/Membros de suas próprias listas: De acordo com o número de membros de suas listas próprias listas, melhor será o seu desempenho nesse indicador.

Esses dois últimos indicadores estão diretamente relacionados ao seu nível de influência.

Outras informações:

Nesse gráfico várias outras informações que não apareceram em nenhum outro gráfico, que podem ser interpretado de diferentes formas, entre eles estão:

Total Favorites/Seus favoritos: O número total dos itens “favoritados” por você.

Total Tweets All-Time/Total de Tweets: Todos seus tweets em todos os tempos.

Posted Links/Links postados por sua conta: A evolução de links que você diariamente publica em seus tweets, lembrando que os links são uma importante forma de engajamento com seu público/seguidores.

Followed lists/Listas que você segue. O número de listas que você segue.

Além disso essa ferramenta tem alguns recursos muito legais:

Personalização: Você pode escolher os dados que aparecem nos gráficos, basta clicar em cima do título do dado e a linha desaparecerá do gráfico. É um recurso muito simples, mas pode facilitar bastante em uma análise ou em uma defesa gráfica.

Tem também, no topo da página, uma listas que permitem escolher o Serviço, Conta e Semana ao qual os gráficos se referem.

Além disso você pode escolher a ordem que você prefere visualizar os gráficos, basta arrasta-los, de acordo com o que for mais importante para você.

Você ainda pode exportar todos os gráficos para Excel.

E ainda pode salvar sua visualização preferida e sempre que entrar na ferramenta ver da forma que prefere.

Para encerrar, tem um recurso bem legal que é o Activity Stream, ele mostra o que está acontecendo em tempo real com sua conta no twitter e ainda coloca a “avaliação dele” sobre aquele momento, de uma forma lúdica e visual. Esse quadro ainda permite assinatura do tipo RSS, ou seja, você pode receber essas atualizações por e-mail.

Essa foi uma análise bem do tipo “modo de usar” do TwentyFeet, uma ferramenta bem legal para monitorar e acompanhar as métricas de uma conta no Twitter. Normalmente os posts nesse blog possuem uma visão mais estratégica, mas acho que esse tipo de contribuição, eventualmente, leva a prática imediata de alguns recursos que permitem compreender um pouco melhor os conceitos empregados nas estratégias digitais.

Faça um bom uso! =)

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