Como melhorar sua performance no Facebook com o Edgerank

Bom, agora que já vimos como funciona o modelo de priorização de conteúdo do Facebook baseado no Edgerank, achei legal publicar algumas estratégias para que a sua marca/página tenha um melhor desempenho com seu público, assim poderá elevar o engajamento dos seus fãs nessa rede social. Algumas dessas dicas encontram-se “espalhadas” em outras partes do meu blog, mas achei legal especificar a utilização delas aqui usando o Edgerank, assim a performance será melhor no Facebook.

Vamos as estratégias:

1) Sempre que possível, Publique uma Foto/Imagem.

O Facebook é uma ferramenta baseada no consumo visual de conteúdo, então para atrair, comece chamando o seu público com algo que represente visualmente o que você está querendo passar para eles com aquela publicação. Esse infográfico do Dan Zarella, baseado em uma pesquisa com mais de 1.3 milhões de posts em 10.000 páginas de marcas, mostra como as imagens geram muito mais engajamento do que qualquer outro recurso, seguido por Textos e Vídeos.

Quando precisar movimentar, vale a pena usar alguma ilustração/imagem bacana, com uma mensagem positiva ou engraçada, pois isso também gera envolvimento das pessoas. Obviamente que o quanto mais estiver relacionado a sua causa, mais relevante para o seu público será. Não abuse no uso dessa dica.

Já publiquei um texto sobre a importância do uso de imagens nas redes sociais.

Vale lembrar que o engajamento eleva o tempo útil da sua postagem no feed de notícias do Facebook dos seus fãs.

2) A publicação deve ser no seu Horário Nobre.

Como podemos perceber através da fórmula do edgerank, publicar no horário em que seu público encontra-se online é fundamental para gerar engajamento, afinal é muito conteúdo concorrendo a atenção do público. Mas é fundamental entender que o seu horário pode ser diferente do horário utilizado por outras marcas ou pesquisas de melhor horário, pois afinal, determinado publicações, podem ter mais eficiência com um público reduzido mas qualificado.

Se você seguir as recomendações de quem já pesquisou (Buddymedia, Dan Zanella, Bit.ly,…) encontrará diferentes informações de horário nobre. Alguns dizem que a taxa é 20% maior pela manhã e a noite, outros que o melhor horário é a tarde, e alguns indicam o final do dia. Utilize algumas ferramentas do tipo Socialbro que analisa os melhores horários para o seu perfil. Obviamente que o insights do próprio Facebook também trazem algumas informações do melhor horário para sua audiência.

Uma dica legal quanto ao horário nobre é fugir do horário comercial padrão. Exemplo, use finais de semana, horários de entretenimento e esportes na tv, são momentos onde a audiência da mídia de massa transforma-se em interação nas redes sociais, participar desse momento pode ser um grande diferencial para sua marca.

Também já publiquei um infográfico com o horário nobre do Facebook.

Para engajar é preciso estar na hora certa no Feed dos seus fãs.

3) Faça Perguntas, estimule a interação.

Lembre-se que o Facebook é uma ferramenta de interação vinculada a entretenimento social, o que significa que as pessoas não estão lá para conversar com as marcas, e sim para conversar com seus amigos. Mas, se você conseguir relacionar uma conversa com algo relevante naquele instante para o seu público, terá êxito e gerará envolvimento imediato. As pessoas gostam de participar, mas algumas dicas:
– As perguntas precisam ser curtas e objetivas;
– Deve estimular uma resposta rápida e sem exigir que o público pense muito em uma resposta;
– Deve estar diretamente relacionada com algo de muita relevância para o seu fã;
– Se for relacionado a algo que está ocorrendo em tempo real terá melhor resultado.

A base do engajamento são as interações, obviamente que estimular as conversas envolve o fã.

4) Para usar todas as dicas anteriores é fundamental que seja Relevante para o seu fã.

As pessoas vão ao Facebook para ver o que está acontecendo no mundo, saber o que seus amigos estão falando, se divertir. Não vão para consumir marcas. Então, você precisa ser uma marca “amigável” para seu fã, precisa agradar e ser relevante para ele. Você precisa falar/publicar coisas que de alguma forma se conectem com essas pessoas que escolheram ser seus fãs, pois escolheram isso por algum motivo específico, que o quanto melhor você entender, maior será seu envolvimento com eles. Envolvimento significa interação. Interação – segundo a fórmula edgerank que o Facebook utiliza – significa engajamento.

O engajamento lhe manterá ativo no feed do se fã no Facebook por mais tempo, quanto mais tempo sua publicação conseguir permanecer “ativa”, maior será seu envolvimento com seu público.

Use essas estratégias, com moderação, e terá mais sucesso em suas publicações no Facebook, melhorando assim o relacionamento com seu público nas redes sociais.

3 comentários Adicione o seu

  1. Ricardo,

    Com um universo de informação mista circulando pela rede é cada vez mais complexo encontrar ou separar informação de conteúdo da informação lixo, você revela as matérias de relevancia para os negócios, é muito bom ter contato com profissionais com seu perfil que cria critérios de seleção e promove informação de qualidade para pessoas e empresas.

    1. Ricardo Cappra disse:

      Muito obrigado André, vc sabe como é difícil na correria do nosso dia-a-dia encontrar um tempo para esse tipo de produção, mas precisamos contribuir com conhecimento para melhorar nosso mercado/sociedade. Esse tipo de feedback é o que nos mantém motivados a continuar esse canal! Abração, Cappra

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