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Engajamento: O verdadeiro seguidor

Esse é um texto sobre Engajamento.

Não existe movimento sem o primeiro seguidor. Essa tese foi defendida pelo Derek Sivers no TED, que exemplificou através de um divertido vídeo que está no final desse texto. Mas algumas marcas levaram em consideração somente os aspectos positivos desse conceito, não querendo passar pela parte trabalhosa.

Conquistar o primeiro seguidor porque ele acredita na sua causa é muito diferente de “adquirir” um seguidor. Promoções, ações de convocação, e outras formas de atração do tipo captação costumam atrair fãs não de uma causa, e sim pessoas com diferentes interesses. Isso inevitavelmente irá refletir no nível de engajamento do público com a marca.

Tem muita marca insatisfeita pois conseguiram números maravilhosos de fãs, e que percebeu agora que sua taxa de engajamento caiu bruscamente, é óbvio, já que um dos fatores da fórmula do engajamento é o número total de fãs (universo). É preciso entender que aquele público não chegou lá por causa da marca e sua causa, e sim por causa de uma ação, o que obviamente diminui o nível de engajamento da marca.

Audiência não gera engajamento. O que gera engajamento são as crenças dos seguidores na causa da marca.

Aliás, tem muita agência que adquiriu seguidores para as marcas dos seus clientes com grandes dificuldades de justificar os fãs que estão sendo eliminados pelo Facebook, afinal, o cliente “pagou caro” por isso.

Vale também lembrar desse gráfico relacionado a calda longa que coloca em um dos eixos popularidade, no outro produtos, e que representa um determinado ponto entre esses dois eixos que indica o número de fãs reais da marca, acredito que possam existir outras variáveis nesse contexto, mas ajuda na compreensão do conceito.

Assista o vídeo do Derek Sivers aqui, é rápido e ilustra muito bem o conceito de engajamento:

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com

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