Big Data, Estratégia e Marketing

O assunto da moda é Big Data e os Cientistas de Dados.

Saiu na VejaIstoÉDinheiro, na ComputerWorld, na Harvard Business Review,…

Pra quem tá um pouco perdido com o termo, Big Data se refere ao volume absurdo que temos de dados nessa “Era da informação”, onde tudo que fazemos, mais cedo ou mais tarde, acaba virando dados em um sistema de computador. Seja em um software da receita federal, em um sistema de gestão empresarial, em um sistema de call center, na internet e/ou redes sociais. Alguns desses dados são restritos e protegidos, outros totalmente públicos. Quando essas informações são cruzadas, é possível construir poderosas ferramentas de informações sobre pessoas e comportamentos. Uma definição um pouco mais técnica para quem gosta do tema pode ser encontrado nesse texto da IBM, e resume assim: Big Data = Volume + Variedade + Velocidade + Veracidade + Valor. Tem esse infográfico aqui bem legal também.

O Cientista de Dados é o cara capaz de extrair os dados certos e dar sentido a eles. Isso vai permitir que as empresas tomem decisões mais acertadas e direcionadas para seus públicos. Os profissionais de inteligência de negócios, que trabalham sistemas de BI (Business Intelligence) já estão acostumados com esse trabalho, o que mudou é que existem novos recursos e fontes de informações.

Obviamente que isto pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Uma boa forma de entender o que significa as possibilidades do Big Data – utilizada em forma de entretenimento – foi apresentada no programa Fantástico (21/10/12), quando um ator simula o papel de um vidente usando exclusivamente informações públicas da pessoa que estão na internet.

Toda boa Estratégia tem em sua base Informações cruciais para sustentá-la. Estratégia não é adivinhação, e sim um plano baseado em dados confiáveis, que visa atingir um objetivo específico em um movimento de antecipação de tendência. O marketing, como grande articulador das estratégias de mercado, precisa acompanhar de perto o Big Data, afinal, está aqui sua grande oportunidade de provar seus resultados de forma efetiva e sem as tradicionais suposições.

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s