O Apagão do marketing tradicional no Super Bowl

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Anúncios criados antes dos fatos ocorrerem e publicações programadas provaram que não tem mais espaço na comunicação, e isso resolveu acontecer logo em um dos eventos globais mais importantes para a publicidade.

Estava tudo certo, evento programado, canais de mídia preparados e anúncios prontos para serem veiculados em horários exatos, só não contavam com o Apagão. Sim, o Superdome – que abrigou o Super Bowl – ficou apagado durante 36 minutos no maior evento esportivo americano do ano.

Isso mudou tudo para o marketing das marcas que estava programado para o evento. Para quem faz comunicação da maneira antiga somente mudou a hora da inserção da peça, mas para as marcas e suas agências que estão acompanhando e respeitando o novo consumidor – aquele que quer tudo em tempo real e está conectado o tempo todo – foi uma grande oportunidade de mostrar o quanto valorizam Conversar com seu público.

Importante ressaltar que somente ser Digital não resolve, uma série de postagens programadas entraram “fora de tempo”, como se fossem um jornal impresso sendo entregue com informação sem nenhuma conexão com o que estava acontecendo no evento. Ficou muito claro que não é o fato de ter um posicionamento digital, é preciso ter uma Mentalidade Real-Time.

Uma das coisas mais bacanas foi um anúncio feito ao vivo pela Oreo, que usou o momento do apagão para conversar com seu público sobre o que estava acontecendo naquele exato momento. Uma peça simples, mas “entregue” na hora certa.

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Obviamente que fazer marketing em tempo real exige um grande movimento por parte das agências envolvidas na comunicação das marcas. Elas precisam mudar o processo como as coisas são feitas, mais do que isso, precisam mudar a forma como as coisas são pensadas. Só para ter uma ideia, veja nesse gráfico da Edelman os itens que de forma macro são envolvidos diretamente nesse processo:


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Sim, é uma mudança radical. O delay não é mais tolerado pelo público. O marketing precisa ser em real-time. Quem estiver melhor preparado para isso se diferenciará na hora de Conversar com seu público, a grande questão é saber as Marcas que realmente tem interesse de manter esse tipo de relação com seus consumidores😉

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