10 KPI’s mais importantes do Facebook

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Na última semana aconteceu um encontro dem Berlin chamado de Community Camp que discutiu os KPI’s (key performance indicators) mais relevantes para as marcas com presença nessa rede social. Líderes da área de Analytics e Social de grandes agências globais reuniram-se e construíram uma lista lista com os 10 principais KPI’s mensurados hoje, são eles:

TOP 10 KPI’s

1. Number of fans (Número de fãs)
Mesmo entendendo o número de fãs fakes ou ainda comprados, as marcas continuam considerando esse o indicador número 1 de performance no Facebook. Na teoria o fato de construir uma base de audiência proprietária é um grande diferencial, podendo atingir um grande número de pessoas simultâneas com apenas um envio de mensagens, o problema é que a busca pelo maior número de fãs possível gerou um grande número, mas na maioria das vezes Falso.
2. Growth (Crescimento)
A capacidade de aumentar o número de fãs de forma exponencial foi o segundo item a aparecer, afinal quem nunca viu as comemorações de marcas que atingiram grandes números de fãs em pouco tempo. Obviamente que esse item tem exatamente as mesmas considerações do anterior.
3. Talking About (Falando sobre isto)
Esse KPI informado pelo Facebook refere-se ao número total de interações (incluindo Likes, Mentions, Shares, Votes, Events, Checkins,…) em uma fanpage. Indicador válido, mas que não analisa as conversões reais de uma mensagem de comunicação da marca.
4. Engagement (Engajamento)
O Engagement é o Talking About mais as “conversões”, no caso clicks em links, click para visualização de posts, etc. Ele mede tudo que gera efetivamente engajamento de qualquer usuário do Facebook com uma Fanpage de marca.
5. Reach (Alcance)
O número de pessoas que viram algum conteúdo associado à sua página (incluindo Anúncios ou Histórias patrocinadas que apontam para sua página) durante seu intervalo de datas selecionado. Esse número pode ser facilmente ampliando de acordo com a capacidade da marca e investimento e publicidade no Facebook.
6. Post per day (Posts por dia)
Os posts publicados pela marca por dia também é considerado um importante indicador de performance, sendo que para cada segmento e tipo de negócio existe uma recomendação diferente do número ideal de posts, por exemplo para fanpages de e-commerce não existe um limite, e sim o fato de  ter a melhor oferta, assim como para páginas sobre celebridades, em páginas de marcas normalmente o excesso não é tolerado pelos fãs.
7. Service-level and response time (Nível de serviço e Tempo de resposta)
Esse indicador começa a ganhar mais força um pouco pelo alto poder dado as pessoas apartir das redes sociais, que podem gerar uma crise em poucos minutos criticando uma marca. Então o nível de serviço ofertado pela marca e tempo que leva para responder e interagir com seu público passaram a ser fatores fundamentais para o sucesso das fanpages.
8. Traffic to a homepage or blog (Tráfego para o site ou blog da marca)
Esse é um indicador claro de conversão, a capacidade de uma marca que conseguir levar seus fãs de uma plataforma para outra certamente tem um tipo de relacionamento diferenciado com seu público.
9. Advertising value (Valor da Propaganda)
Nesse indicador estima-se quantas pessoas foram atingidas através de mensagem patrocinada no Facebook. Agora você pergunta: Para alcançar muitos usuários com a publicidade tradicional – por exemplo, banners – quanto dinheiro você teve que gastar. Isto é resultado da multiplicação do número de pessoas atingidas com um CPM médio. Com esta comparação, é possível calcular um valor de publicidade sobre mensagens para cada página de fãs. Para muitos tomadores de decisão nas empresas, indicadores relacionados a investimentos e retornos financeiros são os mais importantes.
10. Sentiment (Sentimento)
Análise de sentimentos é sobre o humor dos fãs em toda uma página do Facebook ou em cada post. Para determinar isso, comentários e posts são analisados ​​e colocados em categorias como positivo, neutro e negativo. O resultado é um quociente, tais como “65% positivo”. Usando KPIs Engagement só podemos determinar que um post provocou muitas reações. Ele pode ser analisado mais profundamente com a análise de sentimento, dizendo que se os fãs responderam positivamente ou negativamente a determinados posts. A análise de sentimentos é muito complicado. Apesar de existirem ferramentas muito boas para isso, ironia e sarcasmo ainda são difíceis de detectar por máquinas. Pessoas reais são mais confiáveis ​​aqui, mas eles devem ser nativos. Apesar de Análise de Sentimento ser fascinante e útil, como KPIs ainda é muito pouco preciso.
KPI-Tabelle-Englisch

O debate nesse evento revelou que gerentes de mídia sociais são muito céticos sobre os números fornecidos pelo Facebook, muitos participantes não tinham certeza se esses valores são confiáveis. Existe a suspeita de que: que a base de cálculos do Facebook está focada na otimização da criação de anúncios. Alguns participantes relataram que, para uma análise em profundidade, o que também leva em conta a análise de sentimentos, eles dependem de avaliações manuais. Quando se trata de o valor de uma página Facebook, alguns participantes sugeriram que o valor da comunicação não é mensurável, outros defendiam a necessidade e as possibilidades de, pelo menos, estimá-lo. No entanto, um consenso final não pôde ser encontrado.

Todo debate tão específico de um assunto gera conteúdo especialista de alto valor, então é bacana acompanhar de perto esses KPI’s que as marcas globais estão observando😉

3 comentários Adicione o seu

  1. Reblogged this on Carol Chiovattoe comentado:
    Pra quem trabalha com mídias sociais ou faz uso delas para se promover, uma ótima dica ficar de olho nos indicadores ;D

  2. Gerson disse:

    Acho que todas as informações disponibilizadas, são plausíveis e quem as posta está sempre a um passo a frente em evolução. Todo educador merece, todos os louros do mundo, mesmo que seja neste desigual de informações. Continue, pois aquele que informa, está sempre evoluindo.

    Um grande abraço.

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