O Mercado do Like

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Pense rapidamente no simples ato de dar um Like. Foi uma ação racional ou emocional?

Independente de sua resposta para essa pergunta, saiba que esse seu comportamento movimenta um mercado inteiro, o Mercado do Like.

like-economy

Um like em uma fanpage de uma marca no Facebook custa em torno de R$ 0,30. Com esse investimento se “compra” um Fã. Mesmo que você tenha clicado sem querer, ou que não tenha nenhum tipo de relação de consumo com a marca, ou ainda que seja apaixonado pela marca. Você custa a mesma coisa para a marca. Claro, que existem aqueles que procuram a marca e com um clique no Like entram na lista de conquista de fãs de forma orgânica e espontânea, mas saiba que esses fazem parte de uma minoria. Obviamente que esses fãs que chegam da forma natural são o mais engajados, que realmente participam e acompanham o que a marca está fazendo. Escolheram estar ali e procuraram isso. Mas parece que somente esse público não serve para as marcas. Afinal, como justificar para um diretor que você tem menos “fãs” do que a marca concorrente direta?! Mesmo que justificado que seus fãs vieram de forma natural, oque os fãs que estão lá pensarão sobre a marca que tem menor número de fãs?!

Na teoria, Fãs são audiência direta. Mesmo que uma mensagem impacte diretamente – apareça na timeline de – somente 16% dos fãs de uma página (esse número o Facebook informa, em testes reais percebemos que a média fica em apenas 5%), são impressões da marca para o público. Aqui o “velho” marketing de frequência volta a fazer sentido, quanto mais a marca impactar seu target, maior será sua recordação na hora de adquirir um produto ou serviço, as recordações estimulam as compras.

Mas o algoritmo do Facebook é muito inteligente. Ele faz com que o seu Like torne relevante o conteúdo – e as páginas – que você gosta para os seus amigos também, fazendo que a marca seja transmitida através das suas conexões sociais. Mesmo que você não opte por fazer isso, assim é o “sistema”, ele faz isso de forma automática. Então o Facebook eleva o impacto da mensagem da marca utilizando os seus amigos e amigos dos seus amigos.

Quando você dá um Like, movimenta seus amigos, o Facebook, a economia do marketing digital, e o investimento em publicidade das marcas envolvidas. É um ciclo vicioso, controlado por um sistema. Um sistema que ninguém controla. Mas afinal é assim que um modelo econômico funciona, independente do meio ou ferramenta envolvida.

Você sabia que tudo isso é resultado de uma ação direta sua?!

Agora que você entendeu que está movimentando um modelo econômico – O Mercado do Like, volto a questão original: 

Pense rapidamente no simples ato de dar um Like. 
Foi uma ação racional ou emocional?

1 comentário Adicione o seu

  1. Jarbas Moreira disse:

    Muito bom o post.

    Só um adendo:

    “[..] quanto mais a marca impactar seu target, maior será sua recordação na hora de adquirir um produto ou serviço, as recordações estimulam as compras.”

    Será? Na mídia social existe uma quantidade tão exorbitante de informações. Os usuários são bombardeados por diversos tipos de conteúdos e eles acabam interagindo com tanta coisa que essa recordação, talvez, nem influencie de fato na decisão de compra. Principalmente pelo conteúdo de várias marcas na mídia social serem voltados para gerar likes e não uma recordação, identidade, ou diferencial que venha a se converter em vendas.

    Não acha que muitas marcas devem pensar além de like, share, retweet etc?

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