O mercado de comunicação está aquecido, para quem não é de comunicação.

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O mercado de comunicação está passando por uma prova de fogo. 

Agências estão sendo provocadas de forma agressiva por seus clientes por entregas reais, deixando de lado os números criados pela comunicação (CPM, CPC, Bounce,…) para provar que a comunicação funciona.

Os clientes, impulsionados por uma cultura de resultados das multinacionais, estão trazendo fórmulas prontas que aplicam em outros países, querem provar resultados em seus relatórios de desempenho, algo que obviamente impacta diretamente o seu bônus.

As agências, com suas culturas criativas, no primeiro momento assustaram-se com as demandas, mas logo foram atrás de ferramentas para atender (como muitas dessas agências também são multinacionais, já possuem práticas reais do mercado lá fora).

Então depararam-se com alguns problemas:

  • Existem poucas pessoas no Brasil aptas a trabalhar com essas ferramentas;
  • Não existem pessoas dentro da área de comunicação com formação/conhecimento específico para tratar o assunto;
  • Veículos não estão preparados para responder as questões que estão sendo levantadas;
  • A legislação brasileira possui restrições a forma de automatização e prova de resultado proposta (é muito defasada para compreender essa mudança);

E agora?!

Agora os principais players (clientes, agências e veículos) buscam profissionais para responder estas demandas. O mercado de comunicação está muito aquecido, mas não necessariamente para pessoas de comunicação.

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As novas perguntas do mercado estão provocando uma verdadeira corrida por essas novas respostas. O mais interessante é que independente de onde se busca essa resposta, ela não estará pronta. Obviamente é necessário adaptar essa realidade para o mercado nacional, mais do que isso, fazer com um nova leitura do comportamento do consumidor brasileiro para entender como isso reflete na comunicação de uma forma geral. As fórmulas que funcionam lá fora precisarão ser adaptadas para funcionar aqui.

É um grande momento para quem é do mercado e não gostava da forma que a comunicação impactava no negócio de seus clientes. É um grande momento para quem está entrando nesse mercado com conhecimentos específicos complementares. É um grande momento para quem gosta de fazer coisas com resultados tangíveis, e não apenas dados subjetivos.

A razão está provocando a intuição.

1 comentário Adicione o seu

  1. Cappra, antes de mais nada, um ótimo artigo!

    Ele mostra claramente como está o mercado de comunicação atual, em que existe muita tecnologia e poucas pessoas capacitadas para operá-las e também para pensarem estrategicamente.
    Eu atuo no mercado digital e vejo claramente quando o termo abordado são as “DSP’s” e as estratégias “behavior”, uma mudança radical, principalmente pela compra de display, em que você não compra mais canais pelo público, você compra o público em milhões de canais. Porém, quando você para para observar, quantos profissionais conhecem a ferramenta? São poucos, e os que conhecem, poucos ainda realmente operaram.
    Acredito que o mercado está passando por uma fase em que novos profissionais poderão se destacar em especializações, mas que profissionais atuantes poderão se destacar por saberem utilizar estrategicamente as novas ferramentas, criando novas possibilidades.

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