Palestra #asm2013: Como os robôs estão mudando nossa forma de trabalhar

on

Esse final de semana tive a oportunidade de palestrar em um evento muito bacana, o Alagoas Social Media. O evento tinha um público super-interessado, temas muito pertinentes e um clima gerado pela organização que resultaram em uma ótima experiência. Para contribuir com tudo isso ainda tem o “detalhe” do local que é maravilhoso!

O pessoal que fez a cobertura fez um post no blog do evento sobre minha palestra, achei que ficou muito legal, então estou colocando aqui na íntegra (com seus devidos créditos obviamente), confere aí:

Surpreendente! Ricardo Cappra, ser humano e os robôs

Publicado em 26 de outubro de 2013 por 

Eles selecionam, mapeiam e até produzem conteúdo melhor que os humanos. As primeiras afirmações de Ricardo Cappra surpreenderam a plateia na Arena Social Media. Encerrando o segundo dia do ASM2013, o “brasileiro da campanha do Obama” mostrou como a tecnologia está relacionada ao desenvolvimento de grandes cases de comunicação.

ricardo-cappra-alagoas-social-media

Consultor internacional de estratégia digital para marcas, Cappra vive do lado direito do cérebro. Racionalizando as emoções já se uniu com múltiplos especialistas ao redor do mundo no desenvolvimento de soluções que aproximem as empresas de seu público. Da fórmula do aperto de mão ideal para a Chevrolet à leitura de pensamento de crianças para fabricação de monstros. O que parecia um estudo futurista, foi apresentado à plateia como um indício da convivência harmônica entre os humanos e as máquinas.

razoa-emocao-hemisferios-cerebrais

“Os robôs ainda precisam de instruções para agir”, destacou o vice-presidente da Associação Internacional de Investigadores em Branding ao falar sobre a necessidade de colocar os sistemas a favor dos interesses humanos. Para ele, monitoramento, métrica e mensuração são essenciais na construção de estratégias efetivas. O processo inclui a definição de padrões de comportamento, metas, análise dos dados e a presença de um analista para dizer o “que se vai fazer com tudo isso”.

Utilizar os robôs para entender o comportamento da audiência e então desenvolver ações de relacionamento. Para Ricardo Cappra, os comunicadores devem considerar o uso de ferramentas que os retire de atividades repetitivas. Com mais tempo, os profissionais reduzem o custo e podem utilizar as informações para se dedicar à criatividade. “Falar com menos pode significar mais. É importante encontrar o público que realmente interage com a marca”. Exemplos não faltam:

Gatorade identificando audiência no Facebook

Os amigos, dos amigos, dos amigos, dos amigos da minha audiência falam sobre esporte? Gatorade criou um robô para monitorar as conversas públicas com até 4.7 graus de distância de seus fãs no Facebook. Tudo para rastrear potenciais interessados e entregar para eles uma publicidade cada vez mais segmentada.

Smart no Oscar: provocando a conversa

smart-farois-oscar-anne-hathaway

 

Em cerimônia de Oscar tem sempre alguém que mostra demais. Nada melhor que se planejar e aproveitar a concentração de atenções para brincar com o momento, em tempo real.

Heineken e a segunda tela

De casa, os torcedores já se utilizam do celular para comentar a partida com amigos. Que tal propor o uso de um game para o aparelho?

**Esse post foi publicado em cobertura ASM 2013 e marcado  por emcontexto. Guardar link permanente.

4 comentários Adicione o seu

  1. Olá Cappra, você vai disponibilizar o conteúdo da palestra?

    1. Oque vc precisa especificamente? Tem muitoo material aqui no blog e mais apresentações lá no slideshare😉

      1. Seria mais a parte das ferramentas de monitoramento as quais foram apresentadas durante a palestra.🙂

  2. Ilana Dias disse:

    Foi muito interessante. Na minha opinião foi a melhor apresentação do evento… Só espero que os robôs me deixem trabalhar!! hehehe

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s