Do que as pessoas realmente gostam

on

Quantas vezes você já visitou um estabelecimento (bar, restaurante,…) altamente recomendado por especialistas e se frustou?! Seja com o atendimento, tipo de estabelecimento, comida, bebida, ou qualquer outra coisa. Acontece que quando um especialista vai até um estabelecimento os critérios adotados por ele para avaliar podem ser muito diferentes dos seus, e as preferências dele, de uma forma ou outra, acabam de alguma forma influenciando na sua opinião sobre o estabelecimento em questão.

Mas e se tivéssemos a opinião de muitos especialistas em apenas um local?! Ou melhor ainda, e se todas as pessoas que fossem aquele local, independente do seu nível de conhecimento “técnico” sobre o prato/atendimento/comida, pudessem deixar sua opinião sobre como se sentiram lá?!

Já faz alguns anos que o Foursquare abriu essa possibilidade para as pessoas. Um canal que permite que as pessoas marquem onde estão, comentem sobre seu consumo, atendimento e tudo mais sobre esse local. Quando se olha isso no aspecto individual, é bacana; imagina ter o histórico de locais que você visitou, como se sentiu, e até porque iria novamente. Mas já pensou na possibilidade de coletar a opinião de todos que estiveram lá, organizar e gerar um painel da situação verdadeira desses locais. Ainda tem o fato de que essas opiniões são atualizadas todos os dias, novas pessoas visitam, seus amigos, lugares fecham e abrem todos os dias. Não seria muito legal isso?! Ter um “guia vivo” da cidade, com tudo relacionado a alimentação, coisas pra fazer, vida noturna, e tudo isso de gente (mais de 4,5 bilhões de check-ins) que nem a gente, e não um especialista com um outro nível de análise que muitas vezes pode fugir muito da sua forma de ver as coisas.

Esse post é pra anunciar o fim dos encartes tipo Veja Comer&Beber, e todos os outros guias impressos e desatualizados sobre a vida real. Porque a vida real acontece ao vivo, em uma semana muitas coisas mudam, e um impresso com a opinião de poucos sobre muitas coisas não faz mais sentido.

O Foursquare criou um dashboard atualizado em tempo real sobre “As Melhores Coisas”, por cidade, região, tipo de atividade, estabelecimento, e todos os outros tipos de filtro que você imaginar.

sp

Através de dados públicos, de pessoas que de forma espontânea publicam suas opiniões e visitas aos locais, o Foursquare categorizou e organizou essas informações, e disponibilizou para que qualquer um possa acessar isso, de qualquer lugar. O trabalho dele foi basicamente organizar os dados de forma que fizessem sentido e que permitissem análise (que basicamente é o conceito da Ciência de Dados), e dessa forma prestar um serviço a sociedade que contribui com essa informação ao fornecer seus dados.

Muitos serviços semelhantes a este vão surgir, softwares/aplicativos que baseado em grandes volumes de dados conseguem analisar padrões comportamentais e sugerir preferências públicas e até individuais, isso tudo sem nenhum tipo de censura ou preferência por parte de quem está fazendo essa publicação, é realmente apenas a opinião das pessoas organizadas para facilitar a vida de outras pessoas. Não é apenas tecnologia, é prestar um serviço útil através da tecnologia.

Visite o serviço e entenda como funciona: https://pt.foursquare.com/bestof/sao-paulo

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s