The power of data by Williams

on

Tem uma frase do William James que diz: “Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos”.

E se fosse possível coletar, organizar e analisar os dados desses hábitos?!

Muita está se falando em como dados podem fazer a diferença na área da comunicação. A grande verdade é que os dados podem ajudar qualquer área, desde que tratados, analisados, estruturados em forma de informação e transformados em conhecimento.

Apenas para exemplificar, vou falar rapidamente da Williams.

89P5283-gallerywide

 

A Williams, que é uma das principais escuderias de F1 (e consequentemente uma grande corporação) define a Performance como seu principal diferencial competitivo, tanto nas pistas quanto nos negócios. Ela coloca entre 4 princípios chaves para o sucesso do seu negócio: The power of data.

Fiz questão de reproduzir na íntegra aqui o que está no site deles porque acredito fazer muito sentido:

 

THE POWER ODATA

IMG_0047-herowide

UTILISING INFORMATION TO MAKE THE RIGHT DECISION

WE LOVE DATA

>400 individual streams are gathered continuously on the track. All of this data has a distinct use, working to aid the performance of the car.

CONFIDENCE IN THE ANSWER

Scenarios are simulated and planned off-line for all eventualities. Our team members trust the data in front of them and their analysis of it.

POSITIVE ACTIONS

We plan rigorously for every eventuality, with distinct actions and triggers in place which are followed. This approach is important in that it prevents reactive decision making.

 

Empresas que encaram performance de forma séria já entenderam que Dados podem ser um grande diferencial, obviamente que as empresas que já nasceram no mundo (ambiente) digital compreendem isso mais rápido, e talvez por isso estejam se apropriando desse conhecimento e acelerando seu crescimento exponencialmente (Google comprando Waze, Facebook comprando Whatsapp, são dois bons exemplos), mas existem empresas que criaram mecanismos para serem orientadas a dados desde sua origem.

A Target (fundada em 1962) utiliza esse método já faz muito tempo. A Target é uma espécie de Supermercado dos EUA, por lá são armazenados dados do que os clientes compram nas lojas e estes dados são analisados por estatísticos que procuraram padrões: alguém está comprando toalhas, lençóis  talheres, panelas e comida congelada? Essa pessoa provavelmente acaba de comprar uma casa nova – ou está se divorciando – com isso, descobrirão a melhor forma de atrair esse cliente, seja através de cupons de desconto ou outra forma de comunicação específica. Vale a pena ler aqui o quanto valorizam essa disciplina no negócio deles. Isso tudo está descrito em detalhes no livro O Poder do Hábito.

Esse são apenas alguns exemplos de como os dados podem ser utilizados para potencializar negócios, e o mais incrível é que grande parte desses dados já fazem parte do dia-a-dia do negócio, e muitos outros podem ser coletados de forma simples, são dados públicos. Obviamente que o real valor disso está na análise dessas informações, onde é fundamental um cruzamento de expertises de análises de dados com analistas do negócio, para efetivamente gerar impacto direto no business da empresa.

Iniciei esse texto com a frase do William James, e afirmo que sempre foi possível essa análise de dados. Agora ficou mais fácil, temos mais ferramentas, recursos e pessoas preparadas para isso, é apenas uma questão de Fazer. A internet das coisas (internet of things) é muito mais do que isso, será a internet dos dados (internet of data), mas isso já é contexto para um outro texto😉

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s