Mashable e o algoritmo mágico da relevância

A Mashable é uma das maiores plataformas de conteúdo online do mundo. Muitos canais de notícias surgem e com o passar do tempo deixam de ser relevantes para sua audiência, mas o Mashable não.

Mas qual a “mágica” do Mashable para se manter sempre interessante para o público?

Na verdade não é mágica, apenas matemática.

O Mashable desenvolveu um algoritmo que chama de Velocity, um sistema que prevê os temas e ciclos de vida viral de conteúdos em ambientes digitais.

O algoritmo foi desenvolvido pela equipe interna de produto do Mashable, o Velocity vasculha a internet, coleta dados relacionados ao comportamento de pessoas e toda sua relação com conteúdo em ambientes digitais. A partir dessa coleta, o algoritmo faz previsões de qual conteúdo será mais viralizado, e em que velocidade isso acontecerá, ou seja, prevê o tempo de vida de qualquer tipo de conteúdo.

BFFv3tMCIAAA6hG

A Mashable usa isso para que seus editores e repórteres façam a cobertura dos assuntos mais “quentes” em tempo real, sendo muito mais rápidos que seus concorrentes que dependem dessa detecção manual.

 

android-app

Os apps Mashable para Android e iOS possuem uma função específica para ativação do algoritmo, permitindo que o usuário final também usufrua dos benefícios do algoritmo, obviamente sem ter detalhes do que é relevado em consideração para aquela avaliação, afinal esse é o segredo do negócio da plataforma.

Esse algoritmo, ou: o robô com inteligência artificial para detecção do dna da viralização, é a grande arma do Mashable para manter-se a frente de seus concorrentes. Geração de conteúdo relevante baseado em dados e estatísticas que comprovam o valor daquela informação, enquanto as coisas estão acontecendo, não em um relatório depois do ocorrido.

 

Cada dia veremos mais algoritmos baseados em coletas de dados sociais que prevejam efeitos relacionados ao impacto público, é só uma questão de empresas e pessoas entenderem que o o pensamento orientado por dados pode ser muito mais eficiente do que a percepção individual sobre qualquer assunto.

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s