“Hackear o comportamento humano. O Decoding é o curso que vai desmistificar a leitura de dados e revolucionar a forma como as marcas e as pessoas se relacionam. Porque dados sem processamento não viram informação e, sem informação, ficamos reféns das mesmas estratégias. Um curso para entender como as pessoas pensam e criar a partir disso, sem precisar saber nada de códigos ou computação.”

Sou o curador de conteúdo e professor principal do Decoding, montamos ele dentro da metodologia e com todo o espírito da Perestroika em construir experiências. A primeira parada do curso foi em POA no mês de junho,  com a duração de 6 encontros.
Próximas paradas em 2015:
RIO: 15,16, 17, 22, 23 e 24  de Setembro. +info JU@PERESTROIKA.COM.BR ❤
FLORIPA: 20,21,22,23,24  de Outubro. +info rafa@perestroika.com.br ❤
BRASÍLIA: 27,28,29 de Out e 3,4,5 de Nov. +info BIA@PERESTROIKA.COM.BR ❤
BELO HORIZONTE: 9,10,16,17,18,19 de Nov. +info NINA@PERESTROIKA.COM.BR ❤
SÃO PAULO: 23,24,25,26,27,28 de Novembro. +info NAT@PERESTROIKA.COM.BR ❤

Algumas coisas de bastidores que achei legal contar aqui 🙂

* o nome DECODING surgiu da ideia de transformar o comportamento em um novo código, um código analítico, ou seja, decodificar a forma que enxergamos o comportamento e transformá-lo em algo mais tangível, mensurável e até rastreável.

* a marca acima do nome é CODE (código) escrito em braile, um tipo de codificação que transforma letras em códigos que podem ser lidos por quem tiver a técnica para isso. No curso, baseado no mesmo conceito, vamos ensinar a técnica e entregar ferramentas para tradução do comportamento em dados analíticos.

* o curso nasceu de um pedido que eu sempre ouvia dos alunos nos cursos da Perestroika: “não dá pra fazer um curso do Cappra?”. Nos cursos que dou aula normalmente, obviamente que o conteúdo faz parte de um contexto maior, então o papel das minhas aulas é inspirar e gerar gatilhos pra que as pessoas saiam da zona de conforto e descubram o que está acontecendo fora do seu raio de visão, e entrego ferramentas para as pessoas usem por conta própria. Esse é diferente, vai ser prático e ensinaremos técnicas em aula, entregaremos a metodologia, além de instrumentalizar os alunos para aplicarem no seu dia-a-dia.

* o curso também carrega um pouco da minha missão pessoal e da consultoria que realizamos aqui na CAPPRA DATA SCIENCE, empoderar pessoas através da democratização da informação.

* se vc foi aluno meu em algum curso da Perestroika, é uma grade e conteúdo totalmente novo, é pra ser um evolução mesmo. Se vc não foi, tudo bem, não precisa ter a base das aulas de outros cursos pra fazer ele.

* ele foi estruturado para não ser nada técnico, nenhum conhecimento de tecnologia é exigido, e qualquer pessoal conseguirá usar o que aprender em aula (seja na seu trabalho, negócio próprio ou na vida pessoal). Ele tem um direcionamento para galera da comunicação/marketing/gestão, pois tem um desdobramento para transformar a técnica em uma aplicação para organizar a audiência e impactar pessoas em tempo real.

* não é preciso entender ou falar inglês, falaremos de muita coisa nova, usaremos métodos e ferramentas gringas, mas todas as aulas serão em português.

* terei convidados 🙂 Eles poderão ser cientistas malucos, psicólogos e matemáticos, uma mistura que vai apimentar alguns encontros.

* a última aula é um experimento real. Vamos para um lugar preparado para ver tudo isso em funcionamento, telas que mostram o comportamento das pessoas, sentimentos, reações e probabilidades serão demonstradas e testadas ao vivo.

* o resto vou deixar só pra quem fizer o curso 🙂

* se tiverem dúvidas é só falar direto com o juliano@perestroika.com.br , ele resolve tudo por lá (seja sobre conteúdo, datas, negociações, …)

Algumas fotos de como foi em POA:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um vídeo com um resumo do curso!!!

As aulas de uma forma mais detalhada:

AULA 1 – DATA ECONOMY

A ciência está transformando o comportamento humano em números mensuráveis, dados analíticos e tudo isso pode ser reutilizados para empoderar pessoas e empresas. Nessa primeira aula será demonstrada a lógica em torno do funcionamento da sociedade – dos indivíduos – até hoje tratada de forma empírica.

AULA 2 – SOCIAL ENGINEERING

Métodos e sistemas que traduzem comportamento em dados. Nesse encontro, vamos mostrar ferramentas aplicadas na desconstrução do código comportamental e provar que existem padrões em todos os hábitos — que normalmente podem ser estimulados e até administrados.

AULA 3 – DATA DRIVEN

Quem está usando isso e como está melhorando a forma de fazer negócios. Aqui, várias referências globais que utilizam essa forma de decodificação serão apresentadas. O destaque principal será no método utilizado por trás dos bastidores de grandes estratégias baseadas em dados.

AULA 4 – LIVE MARKETING

Hackeando o momento do consumidor e integrando com o DNA da marca. É possível, através da ciência de dados, hackear o momento ideal para impactar o consumidor. Neste encontro, essa metodologia será aberta para a turma.

AULA 5 – AUDIENCE SCIENCE

Fazendo gestão de audiência na era do ‘BIG DATA’. Com tantas informações e dados disponíveis é possível analisar o consumidor não apenas pelas suas características, mas sim pelos seus hábitos. Isso exige que a clusterização de audiência seja constante. Nesse encontro será apresentada a metodologia de clusterização da audiência multi-plataforma, em real-time.

AULA 6 – MISSION CONTROL EXPERIENCE

Um dia dentro do Mission Control. Os métodos apresentados nos dois últimos encontros poderão ser testados na prática nessa experiência dentro de um lab social.

 

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com

4 comentários em “Decoding

  1. OI Cappra,
    teremos esse curso em Brasília?
    Espero que sim!

    obrigada
    Natália

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s