Conheça a Amy – esse texto é sobre Inteligência Artificial :)

Aqui em San Francisco (pelo que percebi nos EUA inteiro, mas mais forte aqui na Califórnia), tudo que acontece relacionado a tecnologia tem “Inteligência Artificial”. Parte disso acontece por causa do poder do buzz desse assunto que está na “moda”, muita gente se conectando com o tema por curiosidade, outros estão buscando educação sobre isso, e tem alguns – alguns poucos – que realmente estão fazendo e entregando coisas relacionadas a inteligência artificial. Estou passando aqui para contar rapidamente uma das soluções bacanas com a qual nos conectamos por aqui…
Vou apresentar a Amy, um “simples” sistema de Inteligência Artificial que dá uma noção do que vem por aí!
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-08-39
A Amy é um “robô” criado pela empresa X.AI (https://x.ai/).
Ela ajuda na organização pessoal, focada na gestão de tarefas/reuniões/agenda. No primeiro momento, parece algo relativamente simples, mas imagine transferir para uma outra pessoa a seguinte rotina:
1) receber seus emails;
2) ler e entender o contexto;
3) organizar isso para vc – pastas,tags,grupos,…;
4) priorizar respostas;
5) Tomar uma ação.
Isso mesmo, essa “outra pessoa” vai: responder, combinar uma atividade específica, programar um evento, marcar o compromisso na sua agenda, programar quanto tempo vai durar, organizar o local, fazer toda a troca de e-mails combinando os detalhes, avisar os grupos/pares/times, consultar, alterar outros compromissos previamente agendados, e, finalmente, lhe avisar do compromisso!
Assim funciona a Amy, ela faz tudo isso usando as regras pré-determinadas por você. Conforme você ensina pra ela, vai ficando mais próximo do jeito exato que você faria. Toda instrução será seguida, sem erro, sem demora, sem fila de espera,…
Vou mostrar nas imagens abaixo como ela se comporta:
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-06-55
Então, aqui o Greg avisa a Amy que precisa de ajuda na organização de uma agenda, e ela entra em jogo:
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-07-11
Então ela propõe uma disponibilidade de agenda, local,…
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-07-21
A partir do aceite da outra pessoa, ela realiza o agendamento e notificação de tudo e todos!
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-07-29
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-07-38
Agenda feita, compromisso assumido pelo “robô”, o ser humano pode se preocupar em dar mais atenção ao assunto da reunião do quê a organização da tarefa de realizar esse encontro.
A Amy ainda está se preparando para a escala, por enquanto está disponível para alguns “beta-testes”, para assim deixar ela com o nível de educação inicial suficiente para suprir as necessidades básicas, e a partir disso permitir que cada “proprietário” da Amy ensine pra ela a melhor forma de agir. Mas você pode entrar no site e se cadastrar para que ela lhe ajude, você entrará numa fila de espera lá…
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-08-29
Uma das coisas que me chamou bastante atenção na conversa com o time da Amy são os tipos de vagas que eles tem disponível hoje… eles possuem lá, além das vagas de programação, engenharia, negócios,… uma vaga de “AI Trainer”. A vaga de Artificial Intelligence Trainer é para contratar times de professores para a Amy: pessoas que vão ensinar coisas básicas, línguas, comportamentos sociais aceitáveis, linguagens coloquiais, e tudo aquilo que é necessário para o relacionamento entre dois “seres humanos”, já que Amy deverá se comportar como um ser humano…
captura-de-tela-2016-09-08-as-03-17-42
Pensem no paradigma: empresas contratando pessoas para ensinarem máquinas a agirem como seres humanos.
Qual a relação disso com a Ciência de Dados?! Porque estamos estudando isso??
Simples, a máquina para evoluir precisa receber uma sequência de regras, e através de um “modelo analítico” (isso é ciência de dados), analisar e processar da melhor forma possível as instruções dadas pelo ser humano, para assim executar com sucesso e  continuar aprendendo. A inteligência artificial é, na evolução da ciência da informação, um próximo passo natural.
captura-de-tela-2016-09-07-as-02-13-55
Na semana passada quando estive no evento da Singularity (https://exponential.singularityu.org/summit/), que discutiu a evolução da sociedade potencializada pela tecnologia, o tema Inteligência Artificial apareceu em praticamente todas as palestras e painéis. É inevitável, que uma sociedade que acelera seu ritmo natural também busque soluções simples para seus “problemas cotidianos”, aquelas coisas que não geram valor, não podem tomar nosso tempo.
Obviamente que esse assunto é super polêmico, e para deixar uma frase que explique um pouco isso e quanto é polêmico, escolhi essa:
“Eu posso estar criando ferramentas que possibilitarão a construção da tecnologia que substituirá nossa própria espécie”, Bill Joy, co-fundador da gigante da informática Sun Microsystems
Esse texto estava no ano 2000 (isso mesmo, no ano 2000) na Wired, leia completo aqui: https://www.wired.com/2000/04/joy-2/
Nesse texto polêmico, ele defende a idéia de que máquinas inteligentes e auto-replicantes são perigosas demais porque fugirão do nosso controle…

2 comentários Adicione o seu

  1. Andréa Szekir de Oliveira disse:

    Para que gastar tanto tempo em ensinar uma máquina a fazer coisas, que consideramos chatas ou banais e, que nos constituem como humanos? Transferir nossas infinitas lógicas individuais a uma máquina não nos privará da angústia de decisões. Até porque, cá entre nós, somos uma espécie rumo a extinção.

  2. Aqui tbm estamos usando AI. Algoritmos proprietários de machine learning, estão analisando a massa de dados de hospitais em Curitiba e isolando os registros que indiquem os leitos com sinais de SEPSE (infecção generalizada), mandando alertas para os times q devem resolver isso. O #robolaura esta aprendendo com cada time os detalhes de acionamento pertinentes a cada hospital.

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s