EmTech 2017 (MIT Media Lab)

em

O EmTech é um evento pequeno, realizado pelo MIT, que acontece no Media Lab, para debater as pesquisas/investigações acadêmicas que estão sendo realizadas, e a visão da transformação do mundo a partir dessas premissas estudadas.

Parece complexo, e é mesmo. Um grupo de PhDs reunidos, apresentando conceitos que racionalmente explicam a evolução da sociedade baseado na tecnologia. O conteúdo não é repassado de uma forma “amigável” e de fácil compreensão, e sim da forma que ele está sendo estudado. Para cientistas/pesquisadores é incrível. Para área de business, pouco “traduzível”, no primeiro momento.

A academia produz muita coisa, às vezes muito antes do tempo que isso vai impactar a sociedade, e outras vezes muito depois do mercado já estar utilizando na prática, afinal essa questão temporal de mercado não entra diretamente nesse debate acadêmico, e sim se o conceito é inédito dentro da área de estudo, a referência são os estudos já realizados anteriormente. Do outro lado fica o mercado, todos os dias adaptando-se a realidade do momento, e garantindo que a economia global continue viva. Esses dois universos, Academia e Mercado, vivem uma eterna balança, que envolve formação de pessoas, produção de conhecimento, práticas de mercado e resultados reais, se você colocar um diretor de uma empresa e um pesquisador no mesmo ambiente, provavelmente irão conversar muito pouco, apesar de existir muita troca pra acontecer entre eles, mas parece que cada um “fala uma língua diferente”.

Feito essa introdução, e como na Cappra Data Science estamos bem no meio desses dois universos, fui esse ano ao evento e achei incrível a qualidade do conteúdo. Cada contexto colocado ali conecta-se de alguma forma com o momento e situação que o mercado está debatendo, passando por dados, inteligência artificial, mudanças climáticas, robótica, VR, empregos, neurociência, entre outros.

O conteúdo das palestras do palco principal foram disponibilizadas na íntegra, nesse link aqui https://events.technologyreview.com/video/?event=emtech&year=2017 , recomendo muito pra quem tem algum interesse nos assuntos citados acima.

Algumas fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vou deixar aqui alguns conteúdos que gostei mais, são os destaques na minha opinião (clique para assistir) :

The State of AI
Andrew Ng, Deeplearning.ai , Stanford University
 

Understanding Intelligence
Tomaso Poggio, MIT

From the Lab: Inventive Approaches to Sustainable Energy
Evelyn Wang, MIT

Robots in Everyday Life
Daniela Rus, MIT

Capturing Our Imagination: The Evolution of Brain-Machine Interfaces
Mary Lou Jepsen, Openwater

The Emerging Threat of Cybercriminal AI
Shuman Ghosemajumder, Shape Security and Martin Giles, MIT Technology Review

texto de Ricardo Cappra – Chief Scientist – Cappra Data Science

2 comentários Adicione o seu

  1. Renato Azevedo Sant’Anna disse:

    Muito interessante a compilação e descrição do conteúdo do evento!!! Parabéns!!!

  2. Midierson Maia disse:

    Oi Ricardo,

    Muito obrigado pelo e-mail! Eu fui no seu evento na UNIBES, sou o amigo do Rodrigo Terra. Falei com você lá. Não sei se lembra. Me chamou a atenção seu apontamento envolvendo a questão da academia/mercado. Eu tenho um projeto que vai diretamente nesse direção. Visa resolver esse gap. Será lançado em 2018.

    Grande abraço!

    >

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s