Saúde: A primeira missão do #DATA4GOOD

O DATA4GOOD (www.cappralab.com/data4good) é uma iniciativa criada pela CAPPRA DATA SCIENCE para transformar dados abertos e públicos em poderosas informações, análises e/ou ferramentas, com o objetivo de gerar valor para a sociedade.

Governos de todo o mundo disponibilizam diferentes tipos de dados para a sociedade, com o objetivo de serem mais transparentes e permitir que a própria sociedade crie alternativas para solucionar grandes problemas sociais, infelizmente, não é tão fácil assim realizar essa tarefa. Dados, para terem valor, precisam ser transformados em informações qualificadas, organizadas e visuais, e sem a utilização de um método adequado, o esforço de trabalhar com esses dados pode ser em vão.

Nos laboratórios da CAPPRA, estudamos e produzimos formas mais eficientes de transformar dados em informações, sempre com a preocupação de tornar simples o consumo, assim disseminando cultura analítica, ajudando pessoas e organizações a serem mais orientadas por dados. Alguns dos métodos que desenvolvemos ao longo de nossa história demonstraram-se muito efetivos nessa tarefa, transformando-se em melhores práticas de organizações globais.

Para o DATA4GOOD disponibilizamos alguns desses métodos, junto de melhores práticas, para acelerar o processo de transformação de dados em informações para apoiar causas sociais. Colocamos nosso time de cientistas para instruir e acompanhar o desenvolvimento de soluções baseadas em dados, e assim potencializar a habilidade de pessoas dispostas à contribuir com o bem.

A Campus Party Brasil (brasil.campus-party.org) nos abraçou nessa iniciativa, tornou-se um grande parceiro, abriu seus espaços, e viabilizou a realização dentro de seus eventos, colocando todo seu time para a apoiar a iniciativa. Espaço físico, internet, divulgação e inscrições foram aceleradas graças ao apoio da Campus Party.

A primeira missão do DATA4GOOD foi sobre saúde, em Natal/RN.

Dentro do evento da Campus Party,  criamos um hackathon para que times criassem alternativas mais eficientes para o uso de dados públicos de saúde. Escolhemos o banco de dados do Ministério da Saúde Brasileiro, no Portal Brasileiro de Dados Abertos (www.dados.gov.br), onde existem diversos tipos de dados de saúde disponíveis (no dia do hackathon existiam 136 conjuntos de dados disponíveis). Dos dias 12 à 14 de abril de 2018, com o tema “Construir ferramentas, análises e modelagens, baseadas em dados públicos, que ajudem a sociedade na visualização de oportunidades e ameaças na saúde Brasileira.” a Campus Party e o Cappra Lab convidaram estudantes e profissionais de TI, Ciências Exatas, Engenharias, Design, Comunicação e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que usem dados públicos para gerar e promover o acesso à informação de qualidade e apoiar a tomada de decisões. Durante o hackathon tivemos workshops e mentorias técnicas para orientação dos projetos, os melhores serão premiados. A dinâmica foi realizada através de Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora. O regulamento usado no hackathon pode ser conferido nesse link aqui: http://brasil.campus-party.org/wp-content/uploads/sites/28/2018/04/Regulamento-Data4Good-Natal-Versão-3-6Abr2018.pdf

Foram mais de 130 pessoas inscritas no hackathon, sendo que 6 times produziram soluções usando o método ensinado pelos cientistas do Cappra Lab na Campus Party Natal/RN, envolvendo temas como Câncer de mama e do colo do útero, disseminação de leptospirose,  análises preditivas de internações, eficiência de campanhas de câncer de mama, relações de indicadores sociais com taxa de óbito e visualização de incidência de casos de dengue no Brasil.

Esses 6 times trabalharam durante os 3 dias e produziram protótipos operantes de suas soluções, com dados e resultados reais, algum deles que teriam aplicações direta para a área de saúde. O Cappra Lab e a Campus Party ficaram muito felizes com os resultados em um espaço tão curto de tempo, e levaremos a iniciativa para outras regiões. 

O trabalho foi conduzido na Campus Party Natal/RN pelos cientistas da CAPPRA, Maurício Diello Guggiana e Luciano Firpo.

Conheça um pouco dos grupos formados, que desenvolveram soluções e tiraram projetos do papel:


Grupo: TIME 1
Mauro Horie
Severino Oliveira
Sanderson Miranda
Davison Batista
Tiago Jordão
IMD/UFRN

Tema:
Câncer de mama e colo do útero.
População BR, Mortalidade câncer e colo, faixa etária x mortalidade e etnia x mortalidade.
Projeto Chat bot: Aplicação para ajudar com informações sobre o tema e incentivar prevenção.

Aplicação/Gráfico:


Grupo: TIME 2
José Silva
Lenildo Carlos
Rodrigo Ramalho
UFPB

Tema:
Relação: Leptospirose x índice pluviométrico

Aplicação/Gráfico:


Grupo: TIME 3
Anderson Jr.
Gabriel Lima
Henrique Barbosa
Everton Tenório
Fabricio Costa
IFAL

Tema:
Histórico de internações por tipo de doença e análise preditiva com a previsão da quantidade dos próximos números de internações.

Aplicação/Gráfico:

Link: http://cpsoftware.com.br/datasaude/site/dashboard.html


 

Grupo: TIME 4
Irene
Gabriela
Luara
Flávia
Sara Raquel
Faculdade: UFRN

Tema:
Crescimento dos casos de câncer de mama em mulheres antes dos 40 anos VS campanhas para mulheres acima dos 40 anos.

Aplicação/Gráfico:


Grupo: TIME 5
Genilson Filho
Camila Barbosa
Yang Tavares

Tema:
Taxa de óbito x indicadores sociais.

Aplicação/Gráfico:


Grupo: TIME 6
Gabriel Lucas de Lima Brasileiro
Gabriel França
Arthur
Daniel Pimentel
Fernando Farias
IFAL

Tema:
Casos de dengue – Google Maps e gráficos de incidência por região

Aplicação/Gráfico:

Colabore! Deixe seu comentário aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s