Ciência de dados destaque

livro: covid-19 data science highlights

Após 214 dias investigando os dados sobre a pandemia 2020, os cientistas de dados do Cappra Institute decidiram publicar um livro contando um pouco dos aprendizados dessa longa – e triste – jornada analítica.

O livro apresenta, em 181 páginas, os depoimentos dos pesquisadores envolvidos nas mais diferentes etapas do processo de investigação analítica, da fase de exploração dos dados, passando por simulação de cenários até o relato sobre as dificuldades de investigar um vírus biológico enquanto ele se alastra pelo mundo. Reproduzimos todas as análise que realizamos durante esses mais de 6 meses, de forma descritiva e gráfica, para que a ciência de dados nos ajude a combater outras pandemias no futuro.

cappra.institute/covid

Se quiser saber um pouco mais sobre o livro, pode assistir essa entrevista no Sociedade Digital da Jovem Pan News, onde contei um pouco mais sobre nossas descobertas e do livro.

Você também pode ouvir aqui o podcast do @cappralab onde conversei com alguns dos pesquisadores que estavam diretamente envolvidos no laboratório de análise de dados sobre covid-19.

A versão ebook é gratuita e pode ser acessada em cappra.institute/covid

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com