cultura analítica destaque

Insights sobre habilidades analítica

Nosso time do Cappra Institute for Data Science acaba de publicar um estudo muito legal sobre as habilidade necessárias para os novos profissionais analíticos que o mercado exige. É curioso observar que não são habilidades necessariamente técnicas, e muito menos direcionadas para o mundo da tecnologia da informação, são competências que estão presentes em absolutamente todas as áreas de atuação.

Segundo o último estudo sobre o futuro do trabalho publicado pelo Forum Econômico Mundial, a maior oferta de empregos já se concentra naquelas relacionadas com a área da tecnologia da informação, conforme podemos verificar nesse gráfico:

As habilidades analíticas não se restringem à uma atividade específica, elas estão em todas as funções profissionais. Aqui nesse outro gráfico do mesmo relatório podemos verificar que o grupo de habilidades mais importantes para 2025 será o pensamento crítico e analítico, seguido pela capacidade de resolver problemas e o auto-gerenciamento.

Compreendendo esse cenário, reunimos um grupo de pesquisadores, analistas e cientistas do @cappralab que estudaram profundamente o assunto e posteriormente escreveram suas descobertas no Insights sobre Habilidades Analíticas. Algumas análises ganharam inclusive suas próprias representações gráficas para ilustrar o momento que estamos vivendo, como no caso que exploramos o tema curiosidade analítica, também no cruzamento de hard e soft skills, nos tipos de conhecimentos envolvidos, além das habilidades necessárias para as lideranças suportarem essa evolução analítica:

Os insights que estão presentes nesse estudo são:

1. Decodificando profissionais analíticos
2. Aspirantes analíticos
3. O papel da curiosidade na era dos dados
4. Dominando as habilidades do futuro
5. Habilidades de lideranças de times analíticos
6. CEO Data-Driven

Confira o estudo na íntegra aqui cappra.institute/iha

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com