Ciência de dados cultura analítica destaque

Rastreável: lançamento do livro

RASTREÁVEL: Redes, vírus, dados e tecnologias para proteger e vigiar a sociedade.

Atualmente, com a quantidade de recursos tecnológicos e analíticos que estão à disposição, é possível enfrentar um vírus biológico através dos mesmos mecanismos que utilizamos para combater um vírus de computador. Para isso é necessário compreender como o vírus em questão comporta-se no sistema, ativar os recursos tecnológicos para rastrear em tempo real a ameaça, e então tomar ações para contenção do contágio.

Assim como em uma rede de computadores interligados, uma rede de pessoas conectadas possui possíveis agentes transmissores, então a informação e análise dos dados torna-se fundamental para uma ação mais efetiva na proteção do ecossistema. Durante a pandemia estudei profundamente o tema, e baseado nessa pesquisa escrevi esse livro que está chegando nas principais livrarias em versão e-book e impresso no próximo mês, já está inclusive em pré-venda no site da editora Almedina https://m.almedina.com.br/produto/rastreavel-10438

Nunca foi tão necessário utilizarmos a tecnologia para proteger a humanidade, mas será que estamos preparados para lidar com esses recursos?

Essa é a reflexão central que apresento neste livro, explicando o conceito com muitos exemplos práticos, explorando o envolvimento dos dados nessa situação, mas também investigando o impacto na sociedade com relação aos aspectos morais e éticos envolvidos no uso de técnicas e tecnologias de rastreamento de contato, não deixando de navegar no ecossistema de negócios relacionado com isso tudo.

Já aviso que esse não é um livro sobre uma pandemia, é um livro sobre cultura analítica.
Espero que você goste!

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute, onde lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e pessoas. Esses métodos são usados por Governo dos EUA, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev,... ricardocappra.com