Ciência de Dados

A CAPPRA é um hub de conhecimento sobre ciência de dados,  mantenedora de um laboratório internacional e independente para pesquisa e desenvolvimento dessa disciplina, e fomentadora de uma comunidade global de cientistas de dados. Já desenvolveu projetos globais baseados em big data e ciência de dados para os mais diferentes fins e organizações. A CAPPRA foi fundada pelo cientista de dados Ricardo Cappra, que lidera nossas iniciativas e ajuda líderes globais a tomarem decisões melhores através da ciência de dados.

Na CAPPRA, criamos métodos e práticas que transformam dados não estruturados em poderosas análises e visualizações. Acreditamos que informações qualificadas, estruturadas e visuais, quando entregues para as pessoas certas, são uma fonte de poder. Pessoas ficam mais poderosas quando tem melhores informações para fazerem escolhas. Nos divertimos criando ferramentas (baseadas em sólidas metodologias científicas) que aceleram a solução de problemas complexos.

Por muito tempo nosso principal trabalho foi torturar dados até que eles confessassem coisas importantes, mas entendemos que nosso papel hoje é criar formas para transformar a ciência de dados em prática, para assim ajudar as pessoas a usarem mais ciência em seu dia-a-dia.

Nossa missão é criar métodos que simplifiquem a  transformação de  ciência em prática, para assim disseminar cultura analítica.
Nosso papel é acelerar a democratização da ciência de dados através de pesquisas, teses e métodos autorais, projetos inéditos e iniciativas abertas.


Um laboratório de Ciência de Dados

No laboratório da CAPPRA, estudamos o impacto da ciência de dados na sociedade e nos negócios, com foco em 3 pilares: 1) Transformação de dados em informação; 2) Consumo de Informação; e 3) Impacto do uso de dados; a partir desse conhecimento adquirido, a CAPPRA desenvolve métodos e práticas para democratizar o acesso e uso da ciência de dados, colaborando assim na transformação de indivíduos, sociedade e negócios. Acreditamos que se mais pessoas tiverem acesso a práticas e métodos que simplificam o uso de ciência em suas organizações e vidas, teríamos um mundo melhor, pois essas pessoas poderiam dedicar mais tempo para fazer coisas realmente incríveis. Sendo assim, criar métodos, frameworks, ferramentas e práticas, que simplifiquem o uso da ciência de dados, é o objetivo principal do nosso laboratório, ou seja, ajudar pessoas a resolverem problemas complexos através de práticas testadas e eficazes.

Entre os clientes já atendidos pela CAPPRA estão: Rede Globo, Lojas Americanas, Banco Itaú, Petrobras, Banco Mundial, Gov.USA, Whirlpool, Natura,…

Diferentes formas são utilizadas para realização desses serviços, podendo ocorrer através de pesquisa & desenvolvimento de métodos e práticas, workshops, hackathons, análises e projetos especiais.

Para conhecer um pouco mais sobre nossos serviços de consultoria aqui cappra.co.


Um pouco sobre Ciência de Dados…

E se fosse possível descobrir como as pessoas se comportam e quais são os fatores que motivam suas ações?! identificar os fatores de propagação social de uma doença?! comparar meios de comunicação através da ponderação de indicadores?! descobrir o próximo presidente que será eleito?! monitorar toda a jornada de compra de um produto?! e até mensurar a efetividade de um aperto de mão?! E se tudo isso fosse possível usando ciência?!!

 Painéis de gestão de indicadores performance, análise de comportamento dos consumidores, insights para business, identificação de oportunidades e ameaças, são apenas alguns dos produtos finais resultado de projetos baseados em Ciência de Dados.

 Identificar o que realmente importa, descobrir fontes dos dados, coletar, organizar, mostrar e analisar informações relevantes é cada vez mais importante em um cenário global sem fronteiras para competitividade. Tomar decisões utilizando-se apenas da intuição e inteligência emocional é um risco desnecessário na era da informação, onde temos inúmeras possibilidades de dar subsídios racionais e científicos para ajudar as pessoas.

 “A ciência de dados é a forma mais efetiva de hackear negócios – e porque não hackear nossas próprias vidas – usando aspectos racionais para isso, afinal hoje é possível Monitorar, Medir e Analisar absolutamente tudo!”

Nesse vídeo abaixo contamos um pouco das nossas crenças, sobre ciência de dados…

 

Data Democratization

A era da informação nos trouxe grandes problemas. Temos volumes absurdos de dados sendo gerados e espalhados todos os dias, nos mais diferentes formatos e lugares, numa velocidade inacreditável (esse é o conceito do big data). Ter acesso a todos esses dados não ajuda muito, eles não costumam ser estruturados para compreensão individual, e isso dificulta o foco na real solução dos nossos problemas do dia-a-dia. É preciso que estes dados sejam traduzidos para cada realidade.

O mundo digital democratizou o acesso a informação – e todos os dias surgem novas fontes de dados (dispositivos e aplicativos gerando novos dados) – qualquer pessoa pode ter acesso a tudo isso, infelizmente na maioria das vezes não temos capacidade de compreender ou organizar a quantidade de informação desqualificada que recebemos diariamente.

A democratização de dados pode resolver muitos problemas do mundo, ou seja é uma grande oportunidade se os mesmos forem tratados e organizados de uma forma que faça sentido para as pessoas que os recebem. É preciso sistematizar o fluxo da informação, destacar o mais importante, tirar o lixo, deixar visual, ou seja, Simplificar! E é exatamente isso que fazemos no laboratório de ciência de dados da CAPPRA, criamos ferramentas simples para a utilização de melhores práticas.

Dados -> Informação -> Conhecimento -> Poder


As iniciativas abertas da CAPPRA

Nos últimos 10 anos pesquisamos e criamos muitas teorias, conceitos, métodos e práticas relacionadas a ciência de dados nos laboratórios da CAPPRA. Esse trabalho ficou restrito aos nossos clientes de contrato por muito tempo, mas nos últimos anos realizamos algumas atividades abertas (cursos, exposições, eventos, workshops, apoio à causas sociais,…) de forma pontual, esse ano resolvemos estruturar todas essas iniciativas dentro do OPENLAB.

Em 2018 teremos 7 iniciativas espalhadas pelo Brasil, conheça elas e faça a inscrição para garantir sua participação:


Mission Control, o nosso laboratório aberto para análise e visualização de dados

O Mission Control é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento especializado em inteligência de dados, servidores coletam e organizam dados públicos para as mais diversas finalidades. Dados esses que quando organizados geram incríveis possibilidades de análise, e transformam-se em insights e learnings. Neste “hackerspace”, um time de cientistas dedica-se a fazer descobertas na imensidão de dados disponíveis (o big data), com o objetivo de desenvolver novos produtos, serviços e métodos de análise que contribuam com áreas de  inteligência e estratégia. O método e formato de trabalho dessa área foi inspirada no projeto The Cave Obama. No vídeo abaixo contamos como funciona o Mission Control, para saber mais você pode visitar o site  ou nossa fanpage no facebook.