Ciência de Dados

Somos um time de cientistas de dados que ajuda pessoas a descobrirem coisas importantes e tomarem decisões melhores. Transformamos dados não estruturados em poderosas análises e visualizações. Acreditamos que informações qualificadas, estruturadas e visuais, quando entregues para a pessoa certa, são uma fonte de poder. Pessoas ficam mais poderosas quando tem melhores informações para fazerem escolhas. Nos divertimos criando ferramentas simples – baseadas em uma sólida metodologia científica – para solucionar problemas complexos.

Torturamos dados até que eles confessem algo valioso.


 Um pouco sobre Ciência de Dados…

E se fosse possível descobrir como as pessoas se comportam e quais são os fatores que motivam suas ações?! identificar os fatores de propagação social de uma doença?! comparar meios de comunicação através da ponderação de indicadores?! descobrir o próximo presidente que será eleito?! monitorar toda a jornada de compra de um produto?! e até mensurar a efetividade de um aperto de mão?! E se tudo isso fosse possível usando ciência?!!

 Painéis de gestão de indicadores performance, análise de comportamento dos consumidores, insights para business, identificação de oportunidades e ameaças, são apenas alguns dos produtos finais resultado de projetos baseados em Ciência de Dados.

 Identificar o que realmente importa, descobrir fontes dos dados, coletar, organizar, mostrar e analisar informações relevantes é cada vez mais importante em um cenário global sem fronteiras para competitividade. Tomar decisões utilizando-se apenas da intuição e inteligência emocional é um risco desnecessário na era da informação, onde temos inúmeras possibilidades de dar subsídios racionais e científicos para ajudar as pessoas.

 “A ciência de dados é a forma mais efetiva de hackear negócios – e porque não hackear nossas próprias vidas – usando aspectos racionais para isso, afinal hoje é possível Monitorar, Medir e Analisar absolutamente tudo!”

Nesse vídeo abaixo contamos um pouco das nossas crenças, sobre ciência de dados e business analytics…


Consultoria em Ciência de Dados

O cientista-chefe Ricardo Cappra lidera um time de especialistas em distintas disciplinas (cientistas de dados, matemáticos, estatísticos, cientista da informação, programadores, analistas de negócios,…), eles ajudam empresas, organizações e pessoas na construção e gestão de projetos estratégicos de inteligência de dados e business analytics.


Acreditamos que se todos tivessem acesso a “sistemas” (não necessariamente softwares) que tirassem um pouco do seu trabalho repetitivo e pudessem se dedicar a explorar o máximo do seu conhecimento em descobertas e solução de problemas complexos, teríamos um mundo melhor, com mais tempo para fazer coisas realmente incríveis. Sendo assim, criar método, frameworks, fórmulas, painéis (dashboards) e algoritmos é o objetivo principal da consultoria, ou seja, ajudar pessoas a resolverem problemas cotidianos através de  “sistemas” lógicos.

Entre os clientes atendidos pelo time da Cappra estão: Rede Globo, Lojas Americanas, Banco Itaú, Petrobras, Banco Mundial, Gov.USA, Whirlpool, Natura,…

Diferentes métodos são utilizados para realização desses serviços, podendo ocorrer em forma de consultorias, workshops, pesquisa & desenvolvimento, hackatons e análises especiais.


Data Democratization

A era da informação nos trouxe grandes problemas. Temos volumes absurdos de dados sendo gerados e espalhados todos os dias, nos mais diferentes formatos e lugares, numa velocidade inacreditável (esse é o conceito do big data). Ter acesso a todos esses dados não ajuda muito, eles não costumam ser estruturados para compreensão individual, e isso dificulta o foco na real solução dos nossos problemas do dia-a-dia. É preciso que estes dados sejam traduzidos para cada realidade.

O mundo digital democratizou o acesso a informação – e todos os dias surgem novas fontes de dados (dispositivos e aplicativos gerando novos dados) – qualquer pessoa pode ter acesso a tudo isso, infelizmente na maioria das vezes não temos capacidade de compreender ou organizar a quantidade de informação desqualificada que recebemos diariamente.

A democratização de dados pode resolver muitos problemas do mundo, ou seja é uma grande oportunidade se os mesmos forem tratados e organizados de uma forma que faça sentido para as pessoas que os recebem. É preciso sistematizar o fluxo da informação, destacar o mais importante, tirar o lixo, deixar visual, ou seja, Simplificar!

Dados -> Informação -> Conhecimento -> Poder


Decoding, o nosso curso de Ciência de Dados

Para compartilhar essa cultura, criamos (junto com a Perestroika) um curso que ajuda na compreensão de como tudo isso está transformando o mundo e os negócios, abrimos completamente nossa metodologia com o objetivo impactar positivamente um número maior de pessoas e assim disseminar a revolução que o tratamento de dados está causando. Nesse vídeo é possível verificar como foi uma das edições desse curso, para saber das próximas edições é só acompanhar as grades de curso no site da Perestroika ou escrever pra gente aqui. Aqui nesse post você também pode conferir mais alguns detalhes sobre o curso🙂


Mission Control, o nosso laboratório aberto para análise e visualização de dados

O Mission Control é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento especializado em inteligência de dados, servidores coletam e organizam dados públicos para as mais diversas finalidades. Dados esses que quando organizados geram incríveis possibilidades de análise, e transformam-se em insights e learnings. Neste “hackerspace”, um time de cientistas dedica-se a fazer descobertas na imensidão de dados disponíveis (o big data), com o objetivo de desenvolver novos produtos, serviços e métodos de análise que contribuam com áreas de  inteligência e estratégia. O método e formato de trabalho dessa área foi inspirada no projeto The Cave Obama. Recentemente abrimos o Mission Control para o público geral, permitindo que qualquer pessoa/negócio tenha acesso a esse tipo de experiência, no vídeo abaixo a gente conta um pouco desse laboratório, e para saber mais você pode visitar o site  ou nossa fanpage no facebook.