Data Democratization

A era da informação nos trouxe grandes problemas. Temos volumes absurdos de dados sendo gerados e espalhados todos os dias, nos mais diferentes formatos e lugares, numa velocidade inacreditável (esse é o conceito do big data). Ter acesso a todos esses dados não ajuda muito, eles não costumam ser estruturados para compreensão individual, e isso dificulta o foco na real solução dos nossos problemas do dia-a-dia. É preciso que estes dados sejam traduzidos para cada realidade.
O mundo digital democratizou o acesso a informação – e todos os dias surgem novas fontes de dados (dispositivos e aplicativos gerando novos dados) – qualquer pessoa pode ter acesso a tudo isso, infelizmente na maioria das vezes não temos capacidade de compreender ou organizar a quantidade de informação desqualificada que recebemos diariamente.
A democratização de dados pode resolver muitos problemas do mundo, ou seja é uma grande oportunidade se os mesmos forem tratados e organizados de uma forma que faça sentido para as pessoas que os recebem. É preciso sistematizar o fluxo da informação, destacar o mais importante, tirar o lixo, deixar visual, ou seja, Simplificar!

Dados -> Informação -> Conhecimento -> Poder